Por que os egípcios abominaram os pastores hebreus?
Por que os egípcios abominaram os pastores hebreus?

Por que os egípcios abominaram os pastores hebreus?

Este é um pequeno detalhe que poderia passar despercebido na nossa leitura bíblica diária. Mas como sabemos, cada acento, e até cada vírgula que está na Bíblia Sagrada é importante para o caminhar cristão. Então vamos estudar este assunto e dele extrair lições preciosas.

“Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.” (Mt 5:18)

 

O sacrifício do cordeiro da Páscoa no A.T. está profundamente relacionado com o sacrifício de JESUS Cristo no N.T., seja pela lembrança da libertação dos israelitas do cativeiro no Egito, ou pelo cumprimento das profecias messiânicas em que Deus manifestado em carne, JESUS Cristo, derramou o Seu sangue na Páscoa (cf. Jo 19:14) como Cordeiro de Deus:

“Mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo” (1 Pe 1:19)

 

Um curioso detalhe podemos ver quando os irmãos de José foram ao Egito para comprar alimentos e foram-lhes servidas refeições, porém à parte dos egípcios:

“[…] E disse: Servi a refeição. Serviram-lhe a ele à parte, e a eles também à parte, e à parte aos egípcios que comiam com ele; porque aos

 egípcios não lhes era lícito comer pão com os hebreus, porquanto é isso abominação para os egípcios.” (Gn 43:32)

Avenida das esfinges – Luxor. Repare pequenas estatuetas de faraós nos queixos dos animais

 

Por que os egípcios consideravam abominação comerem com os hebreus? Nenhuma razão é dada aqui. Talvez, muitos concluiriam precipitadamente ter sido uma prática cultural em que os egípcios se consideravam superiores aos hebreus. Porém esta não foi a razão pela qual foi vista como uma abominação. Observe o próximo relato:

“Os homens são pastores, são homens de gado, e trouxeram consigo o seu rebanho, e o seu gado, e tudo o que têm. Quando, pois, Faraó vos chamar e disser: Qual é o vosso trabalho? Respondereis: Teus servos foram homens de gado desde a mocidade até agora, tanto nós como nossos pais; para que habiteis na terra de Gósen, porque todo pastor de rebanho é abominação para os egípcios.” (Gn 46:32-34 – encontro de José com o seu pai Israel)

 

O texto indica que pastorear rebanho foi visto como um ato abominável para os egípcios, razão pela qual os hebreus foram assentados longe da sociedade egípcia, na terra de Gósen.

 

Já nos tempos do êxodo, Moisés exige a Faraó deixar os hebreus tomarem distância de três dias de caminhada no deserto, porque os sacrifícios que o povo de Deus iria oferecer causaria repulsa aos olhos dos egípcios:

Múmia de animal

“Respondeu Moisés: Não convém que façamos assim porque ofereceríamos ao SENHOR, nosso Deus, sacrifícios abomináveis aos egípcios; eis que, se oferecermos tais sacrifícios perante os seus olhos, não nos apedrejarão eles? “ (Êx 8:26)

 

A frase “sacrifícios abomináveis aos egípcios” não significa que os egípcios viam os bovídeos como animais imundos; pelo contrário, eles os adoravam. Na entrada do templo de Karnak em Luxor há uma longa fileira de ovelhas “guardiãs” representando o deus Amun com o faraó entre as suas patas e sob o seu queixo. Esses animais eram considerados sagrados pelos egípcios, portanto, eles jamais admitiriam sacrifícá-los ao Deus de Israel.

 

Assim, não é de se admirar que os egípcios repudiavam os pastores hebreus que matavam e comiam ou sacrificavam os deuses do Egito. Os hebreus eram vistos como “canibais de deuses egípcios”, e isto era, obviamente, inaceitável.

 

Páscoa e a abominação aos egípcios

Agora podemos entender as verdadeiras circunstâncias de os hebreus terem que sacrificar cordeiros para o SENHOR Deus de Israel na Páscoa (Êx 12). Nos tempos em que os hebreus escravizados passavam os dias fabricando tijolos para templos pagãos e suas “ovelhas sagradas”, o SENHOR exigiu que cada família imolasse e comesse um cordeiro. O sangue do animal deveria ser posto em volta da porta da casa onde estivessem, servindo de sinal para que  não fossem destruídos – isto é, este ato deveria ser público, para todos os egípcios verem. Foi também uma afronta aos egípcios e seus deuses, e por outro lado, declaração de fé absoluta no SENHOR Deus de Israel.  É claro que o cordeiro da Páscoa, o seu sangue, a porta… também eram profecias a respeito de JESUS Cristo, o nosso Salvador que seria revelado posteriormente (Veja: A Ceia do Senhor).

 

Agora podemos entender por que Moisés disse correr risco de o povo hebreu ser apedrejado se sacrificasse no Egito: As apostas eram muito altas, pois Deus estava ordenando aos hebreus que se posicionassem contra os deuses do Egito. Quando os hebreus fossem sacrificar os cordeiros na Páscoa antes de deixar o Egito, eles teriam que ter fé absoluta em Deus. Se eles estivessem errados, os egípcios poderiam muito bem tê-los apedrejado no dia seguinte por profanarem suas terras.

 

Ao pedir para fazer uma exibição pública do sangue do cordeiro, o SENHOR estava dizendo que não há outro além DELE que possa proteger os hebreus; e por outro lado, Deus estava pedindo a Seu povo que colocasse sua fé NELE levantando-se contra as abominações do Egito e assim, mostrar que eles estavam prontos para seguir somente ao SENHOR, Deus de Israel, que os levaria para a terra que mana leite e mel.

 

E aí está uma preciosa lição: ao nos lembrarmos da crucificação e morte do nosso Senhor JESUS no dia da Páscoa, de acordo com os Evangelhos, lembremo-nos de que somos também chamados para nos levantarmos contra as abominações do mundo e colocarmos a completa fé em JESUS Cristo.

“Mas, por amor de ti, somos entregues à morte continuamente, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.” (Sl 44:22)

 

“Em todas as coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” (Rm 8:37)