Cristo ressuscitou em 3 dias; Lázaro em 4 dias. Por quê?
Cristo ressuscitou em 3 dias; Lázaro em 4 dias. Por quê?

Cristo ressuscitou em 3 dias; Lázaro em 4 dias. Por quê?

A ressurreição do nosso Senhor ocorreu em três dias e a de Lázaro em quatro dias. Por quê?

 

A ressurreição de JESUS

Como já bem devemos saber, a ressurreição de JESUS Cristo foi profetizada em mínimos detalhes em Salmos 22 ou em Isaías 53, cerca de 1000 anos e 700 anos antes da crucificação, respectivamente. Há ainda outras passagens que se referem à ressurreição de Cristo como podemos conferir em Salmos 16:10, Oseias 6:2 e em muitas outras passagens, porém, metaforicamente:

  • Gn 1:11-13 – A terra produziu relva, ervas e árvores que deram as primícias dos frutos e sementes no terceiro dia da criação. JESUS ressuscitou no terceiro dia, e é primícia da ressurreição;
  • Gn 22 – Abraão chegou ao monte Moriá ao terceiro dia para sacrificar o seu filho Isaque, porque considerou que Deus é poderoso para ressuscitar os mortos (cf. Hb 11:19);
  • Gn 42:18 – José anunciou vida aos seus irmãos ao terceiro dia.

 

O próprio Senhor disse:

  • “Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei.” (Jo 2:19);
  • “Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.” (Mt 12:40);
  • que era necessário se cumprir o que as Escrituras diziam a Seu respeito (cf. Lc 24:44-45).

“E lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia.” (Lc 24:45)

 

A ressurreição de Lázaro

“[…] Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias.” (Jo 11:39)

 

Diferentemente da ressurreição de Cristo, a ressurreição de Lázaro ocorreu por outros propósitos e circunstâncias:

A pequena aldeia de Betânia, onde residiam os irmãos Maria, Marta e Lázaro distava cerca de 5 km de Jerusalém (Judeia). Quando JESUS recebeu a notícia, estava no outro lado do rio Jordão (cf. Jo 10:40), pelo menos a 40 km de distância de Betânia. Considerando uma caminhada de 30 km por dia em condições topográficas da região, o Senhor e os seus discípulos demorariam pelo menos dois dias até Betânia. Isto nos leva a deduzir que o mensageiro que saiu de Betânia, quando ainda Lázaro estava vivo, também demorou pelo menos o mesmo tempo para chegar ao Senhor, e que Lázaro morreu naquelas circunstâncias:

“Então, Jesus disse claramente: Lázaro morreu” (Jo 11:14)

 

Quando soube, JESUS ficou ainda dois dias na Transjordânia

A maioria das traduções em língua portuguesa, assim como em outras línguas, usa o advérbio ainda, ou locução adverbial mesmo assim dando uma ideia de adversidade, no entanto, a palavra τοτε original nos textos gregos pode ser  traduzido mais precisamente como então, ou seus sinônimos: por isso; logo; assim; desse modo; consequentemente – explicando o motivo pelo qual JESUS quis demorar ainda mais antes de ir à Betânia.

 

Compare:

  • “Quando, pois soube que Lázaro estava doente, ainda se demorou dois dias no lugar onde estava.” (Jo 11:6);
  • “When therefore he heard that he was sick, he abode at that time two days in the place where he was.” (Inglês – American Stand Version);
  • “Καθως λοιπον ηκουσεν οτι ασθενει, τοτε μεν εμεινε δυο ημερας εν τω τοπω οπου ητο·” (Grego moderno);
  • “ως ουν ηκουσεν οτι ασθενει τοτε μεν εμεινεν εν ω ην τοπω δυο ημερας” (Textus Receptus).

 

Certamente seria bastante estranho lermos algo como que o Senhor demorou mais dois dias exatamente porque Lázaro e suas irmãs estavam precisando da Sua ajuda, mas parece que assim se explica melhor os propósitos do Senhor.

“Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão.” (Jo 11:21) 

 

A preservação do corpo depende de muitos fatores como a condição do defunto, técnicas do seu tratamento (cf. Jo 19:39-40), clima, entre outros, mas de um modo geral, nos arredores de Jerusalém considerava-se que depois de três dias o corpo apresentaria sinais visíveis de decomposição e, por isso, não haveria mais nenhuma possibilidade de reverter da morte, somente por um milagre. Mas, foi justamente por este motivo “milagre” que o Senhor quis demorar mais indo para a Judeia.

“Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que fizera Jesus, creram nele. Outros, porém, foram ter com os fariseus e lhes contaram dos feitos que Jesus realizara.” (Jo 11:45-16)

 

Conclusão

O nosso Senhor JESUS Cristo morreu e ressuscitou ao terceiro dia para a nossa salvação, rigorosamente conforme as profecias. Já a ressurreição de Lázaro não foi profetizada, senão pelo próprio Senhor naquele mesmo dia (cf. Jo 11:11), e a sua ressurreição não foi para salvar o mundo, mas para que as pessoas cressem em JESUS e no milagre da ressurreição que acontecerá no último dia.