Posso me batizar de novo?
Posso me batizar de novo?

Posso me batizar de novo?

1Antes de tudo, devo esclarecer que o correto é dizer “serei/sou/fui batizado”, pois ninguém pode se batizar (batizar a si mesmo), visto que o batismo é sempre ministrado por uma autoridade eclesiástica. Confira alguma das passagens na Bíblia:

  • “E eram por ele batizados no rio Jordão […]” (Mt 3:6);
  • “Quem crer e for batizado será salvo […]” (Mc 16:16);
  • “[…] Disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado?” (At 8:36);
  • “E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo […]” (At 10:48);
  • “Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. […]” (At 16:15);
  • etc.

Posso receber o batismo novamente?

Devido ao surgimento de várias denominações cristãs nas últimas décadas e migração de muitas pessoas entre elas, esta pergunta se tem tornado cada vez mais comum entre os cristãos, mas à luz das Escrituras, não é difícil de ser respondida:

 

Numa das primeiras vezes que Paulo visitou Éfeso, o apóstolo se encontrou com alguns homens que declaravam já ter recebido batismo (cf. At 19:1-7). Porém, depois que ouviram a explicação do evangelho, aqueles homens foram batizados. Mas o que aconteceu?

 

Desde os tempos remotos, já era possível observar variados tipos de batismos com finalidades distintas:

  1. batismo para salvação; batismo de arrependimento; para se tornar membro de denominações; para buscar um status diferente; etc;
  2. por imersão, por aspersão; de fogo; etc;
  3. em nome do Senhor JESUS; em nome de Paulo (cf. 1 Co 1:13); em nome da trindade, etc.

 

Paulo não disse que o batismo de João estava errado, porém explicou aos efésios que a finalidade do batismo ministrado por João era diferente daquele que o Senhor JESUS havia ordenado: o batismo de João tinha como finalidade o arrependimento, ao passo que o batismo que JESUS ordenara tem como finalidade a salvação eterna.

“Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus.” (At 19:5) 

 

Mais tarde, Paulo enviou uma carta aos cristãos de Éfeso ensinando: “Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Ef 4:5) – mensagem esta que é bastante lembrada pelas pessoas que questionam um segundo batismo. Então, devemos nos perguntar: Qual é o único batismo a que Paulo se referiu?

 

Paulo realizava um só batismo: nas águas (At 22:16), em nome de JESUS Cristo (At 19:5). E este não era um batismo idealizado pelo apóstolo, mas ele mesmo diz: “Faço-vos, porém, saber, irmãos que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de JESUS Cristo.” (Gl 1:11-12)

 

Apolo, Priscila e Áquila (At 18:24-28)

O casal Priscila e Áquila conheceram o evangelho através de Paulo, quando se encontraram pela primeira vez em Corinto (At 18:1-3). Apolo era um crente fervoroso que pregava em Éfeso, mesmo antes da chegada de Paulo. No final do versículo 25 temos uma informação importante a respeito de Apolo – que diz que ele conhecia apenas o batismo de João, isto é, havia sido batizado apenas no batismo de João.

 

O texto de At 18:24-28 nos mostra que Apolo era um cristão fervoroso, sábio e bem esclarecido, com muita vontade de servir ao Senhor. Porém, o casal instruído por Paulo achou algo incompleto, ou mesmo com entendimento parcial do evangelho. Por isso:

“[…] Ouvindo-o, porém, Priscila e Áquila, tomaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus.” (At 18:26)

 

Conclusão

O batismo para ser salvo é um e deve ser ministrado conforme a revelação bíblica: nas águas (por imersão completa) e em nome do Senhor JESUS.  Este é o batismo que a Bíblia afirma ser único. Mas se você foi batizado de alguma forma diferente como ordenado por JESUS e ministrado pelos Seus apóstolos, certamente deverá ser batizado como fizeram Apolo e os efésios.

 

Então, não tenha mais dúvidas: se você ainda não recebeu o batismo nas águas em nome do Senhor JESUS Cristo, como está na Bíblia, não hesite em receber!