Elias e os três capitães (2 Rs 1:9-18)
Elias e os três capitães (2 Rs 1:9-18)

Elias e os três capitães (2 Rs 1:9-18)

Nesta passagem da Bíblia, vemos o rei Acazias enviando separadamente três capitães, cada um por sua vez, para capturar o profeta Elias. Cada capitão comandava uma tropa de cinquenta homens.

 

Elias, o profeta de Deus, estava assentado no cimo de um monte quando veio o primeiro capitão com os seus cinquenta homens e deu a voz de prisão: “Homem de Deus, o rei diz: Desce.” Obviamente Elias não se entregou, porque desde os dias do rei anterior, Elias estava sendo perseguido e o SENHOR Deus era com o profeta. Ora, o rei anterior, isto é, o pai de Acazias era ninguém mais do que um dos piores reis da história de Israel: Acabe – sim, este é o rei que junto com a sua esposa Jezabel perseguira ferozmente o homem de Deus.

 

Então, ao primeiro capitão enviado pelo rei, Elias respondeu: “Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu e te consuma a ti e aos teus cinquenta.” (v. 1:10). Saldo da tragédia: todos os 51 homens morreram carbonizados.

 

Sabendo disto, e não querendo desistir de capturar o profeta, Acazias chamou outro capitão e deu a ordem. Este prosseguiu com os seus cinquenta homens ao monte onde Elias se encontrava, e mais uma vez acabou em tragédia: 51 carbonizados.

 

Ainda assim, o rei não desistiu e enviou a terceira tropa. O terceiro capitão, sabendo do que havia sucedido aos que foram enviados antes, humildemente se ajoelhou diante de Elias e implorou para que tivesse misericórdia dele e de seus 50 homens, afinal, ele só estava fazendo o seu trabalho e, certamente, havia muitos pais de família entre os seus homens.

 

Maravilhosamente um anjo apareceu a Elias, o confortou e disse: “Desce com este, não temas” (v. 15). Elias, obedecendo o anjo, foi à presença do rei pecador, falou o que o SENHOR lhe ordenara e voltou em segurança.

 

Neste texto temos pelo menos duas mensagens. Uma delas, está bastante óbvia, que é a importância de sermos humildes. Da soberba precede a ruína, mas da humildade, a salvação: O terceiro capitão juntou à sua sabedoria o temor e a humildade. Os primeiros dois se dirigiram a Elias arrogantemente e ordenaram: “Homem de Deus” – de forma pejorativa; porém, o terceiro, entendeu que Elias era realmente um homem enviado por Deus, por isso, honrou o profeta e temeu o SENHOR Deus que o enviou. A atitude sábia do terceiro capitão salvou da morte ele próprio e todos os seus homens. No N.T., numa situação semelhante, Paulo e Silas disseram ao carcereiro que humildemente se apresentou diante deles: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” (At 16:31). Naquela noite o carcereiro e todos os da sua casa creram e foram batizados em nome do Senhor JESUS Cristo para serem salvos.

 

A outra mensagem é revelada ao observarmos que pouco depois do caso dos capitães, Elias foi elevado ao céu e mais tarde Samaria e Jerusalém foram destruídas. Lembre-se que no começo da Bíblia, em Gn 5, está escrito que o justo Enoque foi trasladado e tempos depois veio a destruição do mundo pelo dilúvio; e os evangelhos nos ensinam que o justo JESUS Cristo subiu ao céu à vista de mais de quinhentas pessoas. Então, à semelhança da história dos três capitães, temos três relatos bastante parecidos e suas consequências:

Enoque foi trasladado (Gn 5:24; Hb 11:5) Dilúvio (Gn 7:17-24)
Elias foi elevado ao céu (2 Rs 2:11) Destruição de Samaria (2 Rs 17:3-41) e de Jerusalém (2 Rs 25:1-22)
JESUS foi elevado ao céu (At 1:9) Coisas que hão de acontecer ainda (cf. Ap 1:19)

 

“Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus” (Am 4:12)

Não é necessário muito para perceber que assim como no A.T. os dois primeiros capitães enviados por Acazias não honraram o profeta que estava no cimo do monte, tampouco temeram ao SENHOR Deus. No N.T. certos homens arrogantes chegando-se ao Senhor JESUS, que estava no cimo da cruz, insultavam-No dizendo: “Salvou os outros, e a si mesmo não pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz, e creremos nele.” (Mt 27:42). No A.T., como consequência de tamanha ousadia, não somente as duas tropas de cinquenta e um, mas muitos outros de Israel que seguiram o mau exemplo foram destruídos.

 

Agora é nossa vez e essa é a última chance! Como fez o terceiro capitão, aprendamos com os erros dos anteriores e humilhemo-nos perante JESUS, que em forma humana (Fp 2:5-7) veio como enviado de Deus para mostrar o caminho da salvação. Que o SENHOR tenha misericórdia de nós e da nossa família:

“Que Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe, e faça resplandecer o seu rosto sobre nós, para que sejam conhecidos na terra os teus caminhos, ó Deus, a tua salvação entre todas as nações.” (Sl 67:1-2)