Por que a rebelião é como feitiçaria? (1 Samuel 15:23)
Por que a rebelião é como feitiçaria? (1 Samuel 15:23)

Por que a rebelião é como feitiçaria? (1 Samuel 15:23)

“O SENHOR, Deus de seus pais, começando de madrugada, falou-lhes por intermédio dos seus mensageiros, porque se compadecera do seu povo e da sua própria morada. Eles, porém, zombavam dos mensageiros, desprezavam as palavras de Deus e mofavam dos seus profetas, até que subiu a ira do SENHOR contra o seu povo, e não houve remédio algum.” (2 Crônicas 36:15-16)

 

Os últimos reis de Judá, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias foram perversos, assim como foi o primeiro rei, Saul. O profeta Jeremias havia escrito num rolo as Palavras do SENHOR para ler ao rei Jeoaquim, porém: 

“Tendo Jeudi lido três ou quatro folhas do livro, cortou-o o rei com um canivete de escrivão e o lançou no fogo que havia no braseiro, e, assim, todo o rolo se consumiu no fogo que estava no braseiro. Não se atemorizaram, não rasgaram as vestes, nem o rei nem nenhum dos seus servos que ouviram todas aquelas palavras.” (Jeremias 36:23-24)

 

Em 1 Samuel 15:23, Samuel compara rebelião à feitiçaria. Ambos são pecados. Por quê?

 

Primeiramente, verifiquemos no dicionário a definição das palavras em questão:

  • REBELIÃO: Ação ou efeito de rebelar, de se recusar a obedecer uma autoridade legítima. Ação violenta de resistir a agentes de autoridade; insurreição, levante, sublevação. (Dicionário Online de Português)
  • FEITIÇARIA: Prática de magia que busca alcançar, através de meios ocultos, resultados extraordinários que não podem ser explicados pelas leis naturais, geralmente atribuídos a seres sobrenaturais; bruxaria. (Dicionário Online de Português)

 

Qualquer feitiço é feito por intermédio de espíritos imundos (demônios) e, é claro, quem pratica tal obra ignora o poder e a autoridade divina, recorrendo aos demônios e aos seus ensinos. A feitiçaria é rejeição a Deus e aceitação do Maligno.

“Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios” (1 Timóteo 4:1)

 

O problema é que o Maligno e os seus ensinos nem sempre aparecem com a óbvia aparência do mal – podem vir camuflados com falsa aparência de doutrina bíblica, testemunhos, revelações, crescimento espiritual…

“[…] Com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos.” (Romanos 16:18)

 

Em 1 Samuel 15 está escrito que Samuel repreendeu a Saul dizendo:

“Por que, pois, não atentaste à voz do SENHOR […]?” (v. 19)

 

Porém, Saul contestou alegando ter feito tudo conforme os mandamentos do SENHOR, e quanto aos detalhes polêmicos, atribuiu a culpa aos seus homens:

“Mas o povo tomou do despojo ovelhas e bois, o melhor do designado à destruição para oferecer ao SENHOR, teu Deus, em Gilgal.” (1 Samuel 15:20)

 

Repare que Saul lisonjeia o profeta na tentativa de contornar o seu erro alegando que aquilo tudo era para o SENHOR, Deus de Samuel (mas não era o SENHOR de Saul também?). Isto mostra que Saul não estava arrependido.

 

Nem todos reparam, mas todo pastor deve, obrigatoriamente, reparar que palavras irrefletidas, como aquelas de Saul, denotam algo muito errado no espírito de quem fala. Para Samuel foi o suficiente. O profeta não se deixou ser manipulado por lisonjas e de imediato repreendeu:

“[…] Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. […]” (1 Samuel 15:22-23)

 

Por que a obstinação é como idolatria?

Obstinação significa teimosia. No contexto de 1 Samuel 15, ser teimoso é não admitir o pecado que cometeu e insistir no seu erro, justificando-se inutilmente; antes, é rejeitar a vontade de Deus e confiar na sua própria vontade. Toda e qualquer obstinação deve ser repreendida, para não contaminar a igreja.

 

Saul estava contaminando Israel e a si com outra doutrina – a doutrina demoníaca de rebeldia e teimosia. 

“Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.” (1 Timóteo 6:3-5)

 

E quando se chega ao degenerável estado descrito acima, o melhor que podemos fazer é:

“Evita o homem faccioso, depois de admoestá-lo primeira e segunda vez, pois sabes que tal pessoa está pervertida, e vive pecando, e por si mesma está condenada.” (Tito 3:10-11)

 

O SENHOR é rico em perdoar e tardio em irar. Antes Saul tivesse se arrependido; porém não – ele teimou e perdeu a bênção. A Bíblia diz:

“Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam.” (Salmo 115:8 – referindo-se aos ídolos e aos idólatras)

 

A pessoa que desobedece a Deus, não importa o motivo ou alegação, entra em rebelião contra Deus, rejeitando a Sua autoridade. Assim fizeram Coré, Datã, Abirão, Judas e muitos outros. Por isso, a rebelião está na mesma condição da feitiçaria, porque a voz da rebeldia é a voz do próprio Maligno.