Salvação. Próximo passo: santificação
Salvação. Próximo passo: santificação

Salvação. Próximo passo: santificação

“Quem crer e for batizado será salvo […]” (Mc 16:16)

 

A salvação é concedida pelo Senhor JESUS Cristo mediante a Sua graça. Não por esforço humano para que não se anule a graça. Graça é tudo que recebemos do Senhor sem que mereçamos.

 

Na salvação, todos os pecados, os atos ofensivos, vergonhosos, e até criminosos são perdoados, lavados e purificados pelá fé em JESUS Cristo. No entanto, infelizmente, a tendência pecaminosa do coração e suas disposições ainda permanecem. Isso é fácil de observar na vida de qualquer pessoa, inclusive na sua própria. Você creu, se converteu, foi batizado, congrega, estuda as Escrituras Sagradas e hoje é um crente, porém isso não significa necessariamente que você está totalmente alinhado com a vontade divina. A depravação é a raiz e a origem do pecado que permanece mesmo após a salvação e que, se não for tratada, trará sérios prejuízos.

 

Santificação

A santificação é comprometimento com a ética do Espírito Santo, por isso, não é para os de fora, mas para pessoas que, pela graça, foram salvas. A santificação é outra obra da graça do Senhor e faz com que o crente seja santo,  refletindo em si a vida do nosso Senhor e Salvador JESUS Cristo.

 

As palavras santificar e santo são sinônimas e usadas de forma intercambiável para significar sem mancha. Após a salvação, que ajuda o crente a viver uma vida vitoriosa sobre os pecados exteriores, o Senhor JESUS quer que cada crente dê um passo adiante para ser santificado. A santificação não é obtida por luta ou esforço humano; mas o SENHOR mesmo faz a obra de santificação no nosso coração. ELE declara solenemente:

“Guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu sou o SENHOR, que vos santifico.” (Lv 20:8)

 

Quando o coração, o espírito e o pensamento não se alinham com a mente de Cristo ou quando não se tem total identificação com Ele, é sinal de depravação interior. A dificuldade de aceitar a doutrina e praticar, a rebeldia, o interesse próprio, a autopromoção e as desavenças são claros indícios de depravação.

 

Quando não há santificação, o crente não consegue pensar, agir e se comportar como Cristo deseja. Em Lc 9:51-56 observamos que o intento dos discípulos estava totalmente em desacordo com a vontade do Senhor – ao serem recusados pelos samaritanos, os discípulos queriam que descesse fogo do céu para consumí-los; não obstante, o Senhor disse: “Vós não sabeis de que espírito sois, pois o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-los.”

 

Busque a santificação

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hb 12:14)

 

A santificação poderá mostrar que algumas das suas ideias, visões e opiniões à respeito da doutrina e da igreja poderão estar em desacordo com os objetivos do Senhor. Devemos saber de qual espírito somos: se de Deus ou do mundo, se do alto ou de baixo. E, quando somos santificados, finalmente somos levados a compreender as coisas espirituais pelo Espírito Santo. Os crentes em Corinto ainda estavam na carne (cf. 1 Co 3), motivo pelo qual estavam desalinhados com os intuitos do evangelho de Cristo.

Veja: Homem: natural, carnal e espiritual

 

Sempre há pessoas que querem ser úteis para o Senhor e à Sua igreja, porém, sem a santificação, qualquer esforço será em vão e decepcionante. Com a santificação o espírito de “fazer descer fogo do céu” sobre os inimigos é retirado, dando lugar à mente de Cristo.

  • “[…] Nós, porém, temos a mente de Cristo.” (1 Co 2:16);
  • “Porque a mentalidade da carne é inimiga de Deus, pois não se submete à Lei de Deus, nem consegue fazê-lo.” (Rm 8:7 – KJV);

 

Através da santificação, a tendência pecaminosa de Adão que todos herdamos é removida, a mente e o coração do crente são purificados e o Senhor dá um novo coração que é justo, santo e puro.

  • “Pois é Deus quem produz em vós tanto o querer como o realizar, de acordo com sua boa vontade.” (Fp 2:13 – KJV);
  • “Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra” (Ef 5:25-26).