A nossa luta contra o pecado (Hb 12:4)
A nossa luta contra o pecado (Hb 12:4)

A nossa luta contra o pecado (Hb 12:4)

Pecar não é só matar, roubar ou mentir. Em poucas palavras, pecar é transgredir os mandamentos do SENHOR. Mas falar em poucas palavras, neste fim dos tempos, pode não ser o ideal, visto que muitos cristãos têm perdido a noção do pecado e da imoralidade. Estamos vivendo uma época em que as  igrejas estão cheias de cristãos indiferentes com o pecado; pessoas sem temor que falam de Deus, mas na verdade, estão longe Dele (cf. Mt 15:8); hipócritas que vivem uma fé morna, superficial, de faz de conta e esperam poder ter um canto no céu, na vida por vir. Conscientes, ou não, estão debochando do Altíssimo e de tudo o que é sagrado:

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” (Mt 7:21)

 

Ora, quem diz: “Senhor, Senhor!” senão os cristãos? E quem diria: “temos profetizado em teu nome, e em teu nome expelimos demônios e fizemos muitos milagres” senão os cristãos? Já foi feita a advertência: o Senhor dirá aos cristãos hipócritas:

“Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.” (Mt 7:23)

Veja: Cartas à igreja em Laodiceia

Pecado é transgressão da lei de Deus

Quando a Bíblia diz que o pecado é a transgressão da lei (cf. 1 Jo 3:4), significa que a lei é: o transcrito da perfeição de Deus, Sua santidade expressando-se e visando a regulamentação do pensamento e da ação de maneira harmoniosa com essa perfeição. Por outro lado, o pecado é a violação daquilo que é exigido da nossa parte pela glória de Deus. A prática de qualquer forma de pecado é um atentado contra o Senhor Deus. Assim, podemos perceber que o pecado não é um estilo de vida, como alguns pensam; e sim, um ato gravíssimo de rebeldia e ofensa contra a majestade e supremacia divina.

Quando o homem peca, age diretamente contra o Senhor Deus. Por isso, Davi disse em Sl 51:4 – “Pequei contra ti, contra ti somente”. Nunca devemos pensar que o pecado não é nada, ou que não é tão ruim assim, visto que a natureza do pecado é de ofender diretamente a Deus.

Para muitos,  é praxe associar somente o fruto proibido do Éden com o pecado. No entanto, uma análise mais profunda indica que além da cobiça e da sensualidade, fica evidente o ataque do diabo contra o caráter divino.

“[…] Se é de Deus, não podereis destruí-los, para que não sejais, porventura, achados lutando contra Deus. […]” (At 5:39)

 

Arrependei-vos e crede no evangelho (cf. Mc 1:15)

“Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração.” (Gn 6:5)

 

Como se arrepender se as pessoas mal sabem o que é pecado? Irão se arrepender de quê? As pessoas enchem as igrejas buscando uma vida confortável, acham que a vida irá mudar de alguma maneira de repente, do jeito que desejam. Não é verdade! Para receber a bênção tem um preço: a renúncia ao pecado. Noto também que, atualmente, pouco se fala de pecado nas igrejas, supondo que as pessoas saibam discernir o santo do profano. Ledo engano! Viemos todos do esgoto espiritual, e devemos deixar ser transformados pelo poder regenerador do Espírito Santo. Por isso, o SENHOR diz aos sacerdotes:

“A meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano e o farão discernir entre o imundo e o limpo.” (Ez 44:23)

 

Um ato pecaminoso é a expressão de um coração depravado, e é sempre o resultado de perversidade do coração, da mente, da disposição e da vontade, tal como comprova Gênesis 3.

“Perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus.” (Dt 18:13)

 

JESUS invalidou as Leis?

Os cristãos que não leem a Bíblia, nem se interessam por um estudo bíblico estão pecando, cada vez mais, escancaradamente, de cabeça erguida, sem um pingo de sentimento de culpa, usando como pretexto declarações absurdas e sem nenhum fundamento como: Não estamos mais no A.T., por isso, não precisamos mais obedecer às leis; ou então: Fomos libertos das leis, por isso, somos livres para fazermos o que queremos.  Já estudamos que existem dois tipos de leis na Bíblia: As leis cerimoniais e a civis.

  • As leis cerimoniais foram todas cumpridas em Cristo. É a respeito delas que a Bíblia ensina que já foram encerradas. Ex: lei de holocausto, festas judaicas etc.
  • As leis civis vigoram ainda hoje. Ex: não matar, não cometer adultério etc.

” Serão envergonhados, porque cometem abominação sem sentir por isso vergonha; nem sabem que coisa é envergonhar-se. […]” (Jr 8:12)

Para mais detalhes, clique: JESUS não invalidou o sábado

Lute contra o pecado

Infelizmente, vemos cristãos que não se dispõem a mover um dedo sequer na luta contra o pecado. Acham ruim quando lhes é chamada a atenção. Quando o assunto é pecado fazem cara feia, porque se incomodam. Paulo adverte os romanos para não se tornarem súditos do pecado, porque o pecado quer reinar nas nossas vidas (cf. Rm 6:11-14).

“Eis que os seus ouvidos estão incircuncisos e não podem ouvir; eis que a palavra do SENHOR é para eles coisa vergonhosa; não gostam dela.” (Jr 6:10)

 

Por que as pessoas gastam energia debatendo, contestando e defendendo o pecado? Por que não fazem o mesmo com o Ensinamento de Deus? A resposta não pode ser outra, senão: as pessoas amam o pecado. Veja o que disse o nosso Senhor JESUS Cristo aos fariseus:

“Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos […]” (Jo 8:44)

 

Você pode reparar em várias passagens do N.T. os fariseus debochando do nosso Senhor, questionando maliciosamente, defendendo o pecado e reprovando a autoridade divina.

Não defenda o pecado. Não se justifique quando pecar. Justificar é tornar justo; isto é, quando você arruma uma desculpa pela desobediência a Deus, você estará querendo fazer do pecado algo justo/certo. Assim você estará defendendo o diabo e os seus desejos.

“Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.” (Hc 2:20) 

Veja: Por que Davi foi perdoado, mas Saul não?

 

Israel poupou os cananeus

Ao abrirmos o Livro dos Juízes, verificamos que, depois da morte de Josué, Israel relaxou e não expulsou mais os cananeus das terras conquistadas. Tiveram compaixão e deixaram os inimigos habitarem lado a lado, porque já haviam sido dizimados; ou tiveram ideia melhor do que a do próprio SENHOR (como se pudessem) e ao invés de destruí-los, como ordenou o SENHOR, pouparam os seus inimigos e usaram como mão de obra forçada para construir suas cidades. Em outros casos, apenas fizeram vista grossa, e mais nada.

Todo este fato verídico narrado no Livro dos Juízes é alusão ao indevido relacionamento homem x pecado. É notório ao longo das narrativas bíblicas que mais tarde, os poucos inimigos poupados se multiplicaram e se tornaram motivo de sofrimento e até de derrota de Israel.

Devemos lutar desesperadamente contra o pecado:

“Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.” (Hb 12:4-6)

 

“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta.” (Hb 12:1)

 

Atualmente as palavras: “Todos pecaram” não causam mais nenhum impacto no coração das pessoas. Parece que as pessoas estão anestesiadas e não percebem a gravidade do problema. Há até aqueles que usam indevidamente estas palavras só para continuarem pecando.

“Então, disse o SENHOR a Moisés. Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?” (Êx 16:28)

 

Não devemos andar dizendo “ninguém é perfeito”, como desculpa para continuar na imundícia. JESUS disse à mulher adúltera: vai, e não peques mais. Então, não devemos pecar mais.

“Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.” (Jd 4)

 

“Não marque gol contra”

Amados irmãos, alguns de vocês estão errando: Estão abrigando o pecado no coração, defendendo-o como se fosse um coitadinho, e trabalhando para justificar o que é satânico; acham ruim com o nosso Senhor, quando Ele vos repreende para que possam ter a vida eterna no céu. Está tudo errado! Assim, estarão jogando no time errado, “marcando gol contra”.

“Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.” (1 Rs 18:21)

 

Deixemos claro: Não adianta arrumar desculpas – quem vive na prática do pecado, vai para o inferno:

“Aquele que pratica o pecado procede do Diabo, porque o Diabo vive pecando desde o princípio. […]” (1 Jo 3:8)

“[…] Não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.” (Gl 5:21)

“[…] O pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.” (Gn 4:7)

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rm 6:23)