A arte de ouvir o evangelho
A arte de ouvir o evangelho

A arte de ouvir o evangelho

A Bíblia Sagrada emprega os verbos ouvir/escutar e outros relacionados cerca de 1.300 vezes. Isto é um claro indicador da importância deste ato tão nobre de abrir o nosso canal de escuta a Deus.

 

Engana-se quem pensa que ter habilidade em comunicação é expressar os próprios pensamentos de forma mais concludente e nada mais. Uma boa comunicação não se faz apenas pelo falar. Não basta apenas saber falar, mas muito mais saber ouvir. Acredite: numa boa comunicação cerca de 90% é ouvir.

 

A fé vem pelo ouvir

A Bíblia nos ensina que a fé vem pelo ouvir – então, quão importante é dominar a arte de ouvir. Na verdade, são pouquíssimas pessoas que realmente querem ouvir. A maioria quer falar, se expressar, dar suas opiniões, aparecer, sem dar a mínima importância ao que os outros estão falando. Isso se deve, talvez, à nossa cultura que diz que a pessoa que fala bastante é extrovertida, engraçada, simpática e por isso sociável, e tem facilidade de fazer amigos, mas isto tudo, na verdade, não tem fundamento.

 

A epístola de Tiago nos ensina a sermos prontos para ouvir, tardios para falar, e tardios para irar (cf. Tg 1:19). Se respeitarmos os dois primeiros conselhos, o terceiro se cumprirá naturalmente. Aqui, Tiago diz que primeiramente é necessário ter disposição para ouvir a fim de entender o que está sendo dito. Em segundo, tardio para falar não significa ficar mudo, mas ser cauteloso em não pronunciar qualquer palavra antes de ouvir bem. Por último, saber controlar as emoções para poder reagir adequadamente.

Quem controla as suas palavras é sábio, e quem mantém a calma mostra que é inteligente.” (Pv 17:28 – NTLH)

 

Em meados deste mês (fev/2022), depois do encontro de representates dos governos russo com britânico para falarem da atual crise na Ucrânia, o chanceler russo concluiu que aquela reunião fora como de “um mudo falando com um surdo”. Entende-se que ambos representantes ignoraram completamente a fala do colega, cada um expondo apenas os interesses unilaterais. Nesse encontro, não houve interação, porque não houve diálogo, e sim monólogo, por isso não puderam chegar a nenhum acordo, e como consequência, vemos mais um conflito armado.

 

Como já disse, as pessoas têm pressa para dar suas próprias opiniões, por isso querem falar mais do que ouvir – ouvir para entender, ser corrigido, sentir e construir algo novo e proveitoso. A respeito disso, escreveu o sábio rei Salomão:

  • “O insensato não tem prazer no entendimento, senão em externar o seu interior.” (Pv 18:2 – ARA)
  • “O tolo não se interessa em aprender, mas só em dar as suas opiniões.” (Pv 18:2 – NTLH)

 

As palavras acima são tão verdadeiras que um insensato, mesmo quando calado, não está escutando, pelo contrário, já está preparando a sua próxima fala:

“Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha” (Pv 18:13)

 

A diferença entre ouvir e escutar

No dia a dia, os verbos ouvir e escutar são usados muitas vezes como sinônimos, mas na verdade, dependem da atitude de cada pessoa:

  • Ouvir é captar qualquer som pelo processo físico. Por isso, muitas vezes ouvimos barulhos, músicas e até conversas involuntariamente, a não ser que tapemos os nossos ouvidos. Ouvir sons indesejados é a maior queixa de usuários de aparelhos auditivos.
  • Escutar é ouvir com atenção a fim de compreender a mensagem. Em razão disso, os operadores de walk-talkies costumam dizer: na escuta! Qualquer pessoa pode simplesmente ouvir uma música, mas um músico pode escutar os detalhes dos acordes que harmonizam a melodia, bem como as suas letras e afinações. Escutar também pode significar obedecer.

 

Assim, somente ouvir algo não significa necessariamente que a informação foi entendida.

 

Na Bíblia, escutar e ouvir parecem se misturar, mas numa observação mais atenta, podemos perceber que mesmo muitas vezes usando o termo ouvir quando é escutar, a mensagem continua correta, o que é explicado pelo seu contexto. Sendo assim, podemos entender que ouvir e tomar atitude, é mesmo que escutar. Alguns exemplos:

  • Mt 7:24 – “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica […]” – Ouve e as pratica, isto é, que escuta. Este entende e se dispõe a seguir o ensinamento do Senhor.
  • Rm 10:17 A Corrig. – “De sorte que a fé é pelo [ato/ação/esforço de] ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.”
  • Tg 1:22 – “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” – ouvir e praticar, isto é entender e obedecer.
  • Ap 1:3 – “Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o temo está próximo.” – isto é, aqueles que compreendem, e por isso, não deixam que a ave do céu a arrebate, como diz na parábola do semeador.

 

A arte de ouvir o evangelho

Ainda hoje, o nosso pastor em S. Paulo aconselha os irmãos no começo da pregação: “Não esperem somente por bons oradores. Sejam bons ouvintes.” E é verdade. Como ouvintes, quase sempre estamos exigindo pastores e pregadores que saibam “falar bonito”, esquecendo que cada um de nós, como ouvintes, devemos nos esforçar também para que haja uma perfeita e harmoniosa comunicação entre o púlpito e a igreja, visando uma abençoada comunhão e crescimento em Cristo.

 

Ninguém nasce sabendo falar. É preciso desenvolver a técnica da fala, e não é diferente quando se trata de ouvir. É necessário desenvolver aptidão para ouvir.

“A [semente] que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perserverança.” (Mt 8:15)

 

Já, em Provérbios 20:5 diz: “Como águas profundas, são os propósitos do coração do homem, mas o homem de inteligência sabe descobri-los.” Isto significa que os objetivos e as motivações do coração do homem não são fáceis de serem descobertos, a não ser com paciência, competência e habilidade de uma pessoa compreensiva.

 

Manual do bom ouvinte do evangelho

Preste atenção nas seguintes palavras do Senhor: “A [semente] que caiu na beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o Diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos.” (Lc 8:12). O contexto da mensagem de JESUS em Lucas 8 alerta à necessidade de os ouvintes se prepararem para receber a palavra da vida. Quem não se prepara para ouvir o Salvador, perde muitas oportunidades de bênção e poderá até perder a salvação. Outrossim, algumas pessoas oram e pedem orações, porém nunca alcançam a graça, porque estão incapacitados de escutar.

Daí, devemos nos perguntar seriamente em o que fazer para sermos bons ouvintes do evangelho da salvação. Devemos remover as pedras e o mato, nivelar o terreno, afofar a terra, corrigir a sua acidez, adubá-la e planejar a irrigação para finalmente a terra receber a semente – não necessariamente nesta sequência. Porém isto é apenas preparação para receber a semente, sendo o cultivo, um outro capítulo, onde aprendemos a usar corretamente os defensivos, controlar a luz e a umidade, estaqueamento, poda, até a colheita. 

“[…] Estes frutificam com perseverança” (Lc 8:15)

 

A seguir, preparei sete elementos necessários para ser um bom ouvinte. Confira:

  1. Disposição – Estar disposto a ouvir é obviamente, a primeira condição. Confira em Mt 13:15 o resultado catastrófico de quem não tem essa afinidade no coração;
  2. Pontualidade – Quem está disposto a ouvir a mensagem cristã, naturalmente prioriza a palavra, e não quer perdê-la;
  3. Postura – Uma boa postura, é sempre recomendado em qualquer reunião séria. Por isso, muitos livros especializados em entrevistas e reuniões sérias sugerem inclinar o corpo levemente para frente indicando interesse diante do locutor. O locutor, por sua vez, interpretará a sua postura como um gesto de generosidade;
  4. Escolha do seu lugar – Onde sentar na igreja é escolha pessoal por questão de acessibilidade. Mas em condições normais (fora da situação pandêmica, por exemplo), no culto em que tivermos menos irmãos participantes, procure não se sentar isolado, deixando vários assentos vagos à sua frente. Essa atitude  passa a impressão de que você está desinteressado. Lembre-se que Maria se entregou totalmente às palavras de JESUS quedando-se aos Seus pés. Que bela atitude!;
  5. Contato visual – (Não é para encarar olhos nos olhos) Este é um outro elemento indispensável, que demonstra atenção e delicadeza. Todos já perceberam o quão difícil e até desagradável é falar com alguém distraído com as coisas ao redor, ou até cochilando. Essas atitudes são associadas à falta de interesse. Por isso, nem é preciso dizer que mexer no smartphone nessas horas é desaconselhado;
  6. Gesticulação – é linguagem corporal. O contato visual acrescido de uma gesticulação apropriada é reação à palavra e representa o nível de envolvimento de cada cristão com a palavra do Senhor;
  7. Expressão – expresse com gesticulações e dê sinais de que você é participante ativo do culto ao Senhor. Balançar a cabeça, dar um sorriso, ou semblante triste, de curioso, de desaprovação, de espanto e mesmo choros ou aplausos são indícios de um campo bem preparado para receber a semente da palavra. “[…] Este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.” (Mt 13:23) Amém!

 

As atitudes acima enumeradas motivam ambos: o pregador e os ouvintes. Lembre-se: cerca de 90% de comunicação é ouvir.

 

Qual semeador se animaria a semear trigo na mata, ou plantar batatas num terreno pedregoso? A parábola do semeador ensina que devemos oferecer condições favoráveis para receber a palavra de Deus. Assim, quem sabe ouvir  só terá a ganhar.

 

Os gestos são respostas muito importantes para os homens interagirem, quanto mais os homens com o SENHOR, nosso Deus. E é por isso que certa vez, na falta de interação, JESUS se lamentou citando uma conhecida frase da época:

“Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações, e não pranteastes.” (Mt 11:17)

 

Nem o Grande Pregador JESUS pôde evangelizar a todos, porque a comunicação não depende só de quem prega, mas também dos que ouvem a pregação. Um receptor que não possui antena de qualidade e tampouco sintonia perfeita, não pode receber a mensagem do locutor, mesmo que o locutor seja maravilhoso. São esses que dizem “fui à igreja, mas não senti”, ou “não me encontrei”.

 

Por fim, lembremos que as santas palavras da Bíblia foram preparadas por Deus para os que sabem ouvir. O livro de Provérbios cita inúmeras bênçãos aos que exercitam a escuta da palavra de Deus. Se a fé vem pelo ouvir, quão importante é dominar a arte de ouvir.