Como saber se realmente é Deus quem está falando com você
Como saber se realmente é Deus quem está falando com você

Como saber se realmente é Deus quem está falando com você

Não há palavras para descrever a incrível e maravilhosa experiência de o SENHOR Deus falar diretamente conosco.  Desejo que todos os cristãos sempre recebam esta grandiosíssima bênção de poder desfrutar uma vida de intimidade e perfeita comunhão com o SENHOR. Amém!

 

Como Deus fala conosco?

A epístola aos Hebreus 1:1 responde:

“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas”

 

Como diz a palavra, Deus fala de muitas maneiras. Temos inúmeros exemplos na Bíblia, mas citarei alguns, pois se for para citar um a um não haveria fim.

 

Deus fala:

  1. através das sagradas letras, isto é, pela mensagem da Bíblia, que é mensagem do próprio SENHOR;
  2. através de visões como aconteceu com Daniel, Jeremias, Ezequiel, Paulo e muitos outros;
  3. através das pregações;
  4. através de orações;
  5. através de acontecimentos – veja: Terremoto nos dias de Uzias;
  6. no nosso espírito;
  7. no nosso ouvido…

Advertência

Parece que virou moda entre os cristãos sair por aí dizendo: – Deus falou comigo! Quando alguém fala assim, devemos nos calar. Calar por temor a Deus. Afinal, quem somos para pronunciar qualquer palavra ante a pessoa que afirma ter recebido uma mensagem celestial? Isso não significa que devemos dizer amém! Lembremos de uma séria advertência dada a todos cristãos:

“Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.” (1 Jo 4:1)

 

Os falsos profetas não vêm somente do mundo fora – não contrariando as palavras de João, porém lembrando e completando a mensagem que foi dada dois capítulos antes. O próprio apóstolo escreveu:

“Eles [os anticristos] saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos […]” (1 Jo 2:19)

 

Pedro também advertiu:

“Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras […]” (2 Pe 2:1)

 

Assim, se alguma pessoa afirma que Deus falou o que na verdade Ele nunca disse, nem mandou dizer, tal pessoa está fazendo papel de falso profeta, cometendo o pecado de blasfêmia. Nos tempos de Moisés, a pessoa que agia assim, estava passível de morte por mentir, usar o nome de Deus em vão, irreverência, acusado de falso profeta etc.

“Porém o profeta que presumir de falar alguma palavra em meu nome, que eu lhe não mandei falar, ou que falar em nome de outros deuses, esse profeta será morto.” (Dt 18:20)

 

*Presumir é: tirar conclusão antecipada baseada em indícios e suposições, e não em fatos comprovados.

 

Já, no livro de Jeremias diz:

“Eis que sou contrra esses profetas, diz o SENHOR, que pregam a sua própria palavra e afirmam: Ele disse. Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e com as suas mentiras e leviandades fazem errar o meu povo; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e também proveito nenhum trouxeram a este povo, diz o SENHOR.” (Jr 23:31-32)

 

Portanto, devemos ser extremamente cautelosos em relação a isto.

 

Como ter certeza de que é Deus quem está falando?

E, se for fruto da sua imaginação? Seja honesto. Quem nunca teve essa dúvida?

Mantenha a calma e volte à palavra. Em Dt 18:21-22 há uma simples, porém grande dica para tirar essa dúvida. Lá diz que se o que o suposto profeta falou não aconteceu, não tenha dúvida: é falso!

 

E, se acontecer, é verdadeiro profeta?

Calma, mais uma vez. Mas porque tanta calma? É porque todo homem é suscetível a engano principalmente quando está empolgado. O homem de Deus deve buscar a resposta em orações, palavras do púlpito, na Bíblia… como você já leu acima.

 

Em Dt 13:1-5 diz: quando acontecer o que o profeta disse (até aqui, tudo certo, nenhuma suspeita) e, em seguida fizer propostas antibíblicas como, por exemplo: – saia da igreja, vem comigo, apresentarei a você um outro caminho… – não o siga, ignore, expulse, amaldiçoe. Paulo também advertiu:

“Mas, ainda que nós [apóstolos] ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.” (Gl 1:8)

 

Isto é, se a mensagem que vem a você está em desacordo com a Bíblia, é sem dúvida falsa, mesmo que venha acompanhada de milagres. Lembremos que até o Satanás se disfarça em anjo (cf. 2 Co 11:14) e é capaz de fazer sinais e prodígios embora limitado (cf. 2 Ts 2:9) a ponto de fazer cair fogo do céu (cf. Ap 13:13) justamente para seduzir e conquistar seguidores.

 

Leia a Bíblia, estude-a, guarde a palavra da Bíblia no seu coração e medite nela todos os dias. O bom conhecedor da palavra dificilmente cairá em ciladas.

 

Santifique-se

“Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o SENHOR fará maravilhas no meio de vós.” (Js 3:5)

 

O SENHOR Deus fala também através de acontecimentos. Mas para isso, temos a condição acima: santificação. Veja na Bíblia com que tipo de pessoas o SENHOR falou, e você verá que todas elas eram pessoas dedicadas a Deus. Em contrapartida é muito improvável alguém que vive uma vida imunda receber revelações. Desconfie!

 

Pelos seus frutos conhecereis a árvore

Uma pessoa que realmente recebe a palavra de Deus torna-se humilde, obediente e cresce no temor. Aliás, humildade e mansidão estão presentes no fruto do Espírito Santo. Entretanto, quando a mensagem que a pessoa diz ter recebido for fruto da própria imaginação, ou pior, se for do maligno, torna-se evidente a sua arrogância, desobediência, irreverência, porque nela se manifestam as obras do maligno.

 

A palavra que vem do SENHOR edifica, exorta, e consola (1 Co 14:3)

Poderá até não ser agradável no começo, mas certamente trará um grande impacto positivo aos que acolherem no coração a palavra divina – é o que diz em Hebreus:

“Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.” (Hb 12:11)

 

Semelhante são algumas profecias, aparentemente assustadoras, como as que encontramos em Apocalipse. Mas repare que o SENHOR sempre indica um refúgio que resulta em edificação da nossa fé, paz, esperança, entre outros.

 

Por outro lado, uma profecia que não vem do alto, pode até vir a se cumprir, como estudamos acima. No entanto, se ela não traz refúgio ou não condiz com a Bíblia, tenha certeza de que não é Deus falando.

 

E, se não encontrar resposta na Bíblia?

Devo ou não devo aceitar aquele emprego? Ou, duas empresas me chamaram para trabalhar. Qual devo aceitar? Este ou aquele curso na faculdade? Construir ou comprar?

 

Certamente, você não irá achar resposta direta e/ou adequada para algumas dúvidas que surgem na vida cristã. Bem, neste caso ore, ouça as pregações, testemunhos. Tenha paciência e espere – certamente virá a resposta, como aconteceu com Samuel (cf. 1 Sm 3).