Uma pessoa pode ser igreja sozinha?
Uma pessoa pode ser igreja sozinha?

Uma pessoa pode ser igreja sozinha?

Hoje em dia, tem se tornado muito comum as pessoas dizerem ser igreja sozinha, querendo dizer com isto o não alinhamento com nenhuma congregação; talvez, por alguma frustração pelos seus membros, por não concordarem com as suas doutrinas ou ainda, simplesmente, por não quererem compromissos cristãos. Assim, cresce cada vez mais o número daqueles que se dizem cristãos, mas que não buscam uma igreja para congregar.

 

Afinal, o que é igreja?

Igreja: do grego ἐκκλησία [ekklesia] – “chamados para fora”, isto é, “convocados para fora do mundo”.  Segundo a Bíblia, igreja é corpo de Cristo, onde o próprio Senhor JESUS é o supremo pastor:

“[…] E, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo […]” (Ef 1:22-23)

 

Muitas vezes, o termo igreja se confunde com templo (edifício), no entanto a Bíblia é clara em dizer que a igreja é um rebanho, isto é, um grupo de cristãos com pastor (es) e jamais uma única pessoa isolada espiritualmente, sem comunhão com os demais membros do corpo de Cristo. Assim, uma definição simples para a igreja é: reunião dos crentes em JESUS Cristo que esperam a Sua vinda, dispostos a servi-Lo realizando obras por Ele ordenadas à Sua igreja tais como adoração a Deus, ensino bíblico, evangelização, cooperação mútua, encorajamento, etc.

“Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao SENHOR com alegria,  apresentai-vos diante dele com cântico. Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio. Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome. Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.”  (Sl 100)

 

A igreja primitiva era pastoreada

Na Bíblia está mais do que claro que JESUS Cristo é o nosso Supremo Pastor (cf. 1 Pe 5:4). O termo “supremo” utilizado por Pedro indica que abaixo do Supremo há também pastores humanos com autoridade divina, preparados para supervisionar o rebanho, os quais a igreja deve ser submissa, respeitando e amando. Já para uma suposta igreja de uma só pessoa, como alguns declaram, isto se torna inviável.

  • “Obedecei a vossos guias e sede submissos para com eles; porque velam por vossa alma, como quem há de prestar contas, para que o façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não vos aproveita a vós outros.”  (Hb 13:17);
  • “Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino.” (1 Tm 5:17).

 

Rejeitar a igreja e a sua autoridade dada por Cristo por qualquer motivo é desprezar a orientação bíblica.

“E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus.” (Mt 18:17-18)

 

Quem busca, encontra (cf. Mt 7:7)

Não é preciso dizer que é melhor ficar em casa do que congregar em falsas igrejas do mundo. Neste caso, um cristão que verdadeiramente ama o Senhor e que busca servi-Lo, certamente orará e buscará por uma igreja séria, que vive e age conforme as Palavras – e encontrará. Assim, a ideia como: “não preciso de igreja, pois não passa de instituição humana”, não tem respaldo. A verdadeira igreja foi instituída por JESUS e custou o Seu próprio sangue. Por isso, devemos congregar com temor, respeito, alegria e amor.

  • “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.” (Hb 10:25)
  • “E não vos conformeis com este século, mas transformais-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2)