Mulher virtuosa
Mulher virtuosa

Mulher virtuosa

Rei Lemuel e sua mãe (Pv 31)

Quase nada sabemos a respeito de Lemuel, o rei de Massá. Lemuel significa “consagrado a Deus”. Talvez, por isso, alguns dizem ser Lemuel um outro nome de Salomão, ou então de Ezequias, mas não há nada que apoie essas teses.

O último capítulo de Provérbios começa com conselhos para o rei Lemuel. Mas quem poderia aconselhar um rei?

“Palavras do rei Lemuel, de Massá, as quais lhe ensinou sua mãe.” (Pv 31:1)

 

Lemuel refletindo nos conselhos e ensino de sua mãe, escreveu o último capítulo do Livro de Provérbios. Vamos refletir também.

 

Texto base: Provérbios 31:10-31

 

Mulher virtuosa:

  • é aquela que teme a Deus (Pv 31:30). Sara, Raabe, Débora, Rute, Ana, Rainha de Sabá, Abigail, Ester, Maria, Priscila, Lídia são alguns exemplos dentre muitas mulheres que serviram a Deus. A mulher virtuosa é também uma clara referência à igreja de Cristo.
  • sabe falar com sabedoria e ensinar com bondade (Pv 31:26); escolhendo palavras para edificar o próximo (Ef 4:29) e não perde o seu tempo se envolvendo em intrigas e calúnias.
  • desconhece a preguiça porque é trabalhadora (Pv 31:27); além de cuidar da casa, ajuda nos negócios do seu próprio esposo (Pv 31:16).
  • ela não é “de lua”, isto é, não possui personalidade inconstante. Para ela, não tem tempo ruim (Pv 31:12 – todos os dias da sua vida). Não trabalha murmurando, pelo contrário com prazer (Pv 31:13 – de bom grado).
  • não só fala; mas por si, dá bons exemplos dentro e fora de casa (Pv 31).
  • reconhece que a verdadeira beleza não está em sua aparência exterior, nem em suas jóias ou roupas; e sim  está no proceder humilde e decente vindo do coração puro e honesto (Pv 31:30).

“Não se preocupem com a beleza exterior obtida com penteados extravagantes,  joias caras e roupas bonitas.
Em vez disso, vistam-se com a beleza que vem de dentro e que não desaparece, a beleza de um espírito amável e sereno, tão precioso para Deus.”
(1 Pe 3:3-4 – NVT)

  • “atende ao bom andamento da sua casa” (Pv 31:27), ou seja, é consciente e competente para administrar o seu lar não somente para que haja mantimentos, mas principalmente para que haja paz, amor e prosperidade.

“A mulher sábia edifica o lar, mas a insensata o destrói com as próprias mãos.” (Pv 14:1 – NVT)

  • é generosa e bondosa; além de se preocupar com o seu lar, preocupa-se também com o próximo (Pv 31:20), por isso, instrui os de casa com bons exemplos (Tt 2:3-5).
  • não desonra o seu marido em hipótese alguma, pelo contrário, sempre o auxilia; também, dedica-se aos seus filhos com amor, procurando educá-los no temor de Deus, a fim de que toda a família seja abençoada (Pv 22:6).

“A mulher virtuosa é a coroa do seu marido,

mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos seus ossos.” (Pv 12:4)