Quarto Mandamento (Êx 20:8-11)
Quarto Mandamento (Êx 20:8-11)

Quarto Mandamento (Êx 20:8-11)

“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.” (Êx 20:8)

 

Há pessoas que dizem que o Quarto Mandamento, é o único dos Dez que foi abolido. Ao observarmos o Antigo e o Novo Testamento, constatamos que não passam de declarações irresponsáveis de comodistas que querem adaptar as Palavras a si mesmos, e não as próprias vidas às Leis de Deus. Veja o que disse o Senhor JESUS:

“É mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da Lei.” (Lc 16:17)

 

Como podem os homens mudarem o Sábado do SENHOR para Domingo ou outro dia qualquer, se nem mesmo o próprio Senhor JESUS Cristo que possui toda a autoridade no céu e na terra (Mt 28:18) não se atreveu a mudar a Lei? O Senhor afirmou claramente:

“Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.” (Mt 5:17)

 

A passagem bíblica normalmente citada como lema por aqueles que defendem o domingo para argumentarem a mudança do dia santo instituído por Deus, é Hebreus 7:12 que diz:
“Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei.”

 

Mas, a que mudança de lei se refere o autor da Epístola aos Hebreus?

Uma leitura atenta de toda Epístola aos Hebreus, especialmente os capítulos VII – X nos mostram que a referente epístola trata das leis de ordenanças. Veja:

 

O Versículo 11 de Hb 7 que é o versículo anterior ao versículo em questão, diz a respeito do sacerdócio levítico. E o que era sacerdócio levítico?

Era um sistema de rituais que os israelitas deveriam seguir até o cumprimento das profecias que se referem a vinda de Cristo:

“É isto uma parábola para a época presente; e, segundo esta, se oferecem tanto dons como sacrifícios, embora estes, no tocante à consciência, sejam ineficazes para aperfeiçoar aquele que presta culto, os quais não passam de ordenanças da carne, baseadas somente em comidas, e bebidas, e diversas abluções, impostas até ao tempo oportuno de reforma.” (Hb 9:9-10)

 

Colossenses 2:16-17

“Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.”

 

O “sábado” aqui citado não se refere ao descanso semanal do sétimo dia, mas às festas judaicas da Lei de Moisés. Estas leis eram chamadas Leis dos Mandamentos, ou de Ordenanças e não se referem aos Dez Mandamentos. Paulo diz:

“Aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças […]” (Ef 2:15)

 

Os Dez Mandamentos não necessitam de reforma e nunca foram cancelados porque são perfeitos. Já as Leis dos Mandamentos e Ordenanças não estão mais em vigor porque foram todas cumpridas com a obra redentora do Senhor JESUS feita na cruz. Observe as diferenças no quadro abaixo:

Leis dos Mandamentos e Ordenanças (Levítico)
Dez Mandamentos
(Êxodo e Deuteronômio)
Tratam da obra redentora de JESUS Cristo, ou sejam, eram sombra das coisas que iriam acontecer
Tratam das obrigações religiosas e morais do homem