Por que Enoque foi trasladado?
Por que Enoque foi trasladado?

Por que Enoque foi trasladado?

Na Bíblia conhecemos Enoque como o homem que foi tomado por Deus:

“Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.” (Gn 5:24)

 

Pouco sabemos a respeito de Enoque, mas felizmente, com a revelação que o Senhor nos dá, o pouco é suficiente para aprendermos a andar retamente na presença de Deus.

 

O que fez Enoque para ser tomado por Deus?

A resposta está no próprio versículo 24 que diz: “Andou Enoque com Deus”; e também em Hb 11:5 que diz:

“Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus.”

 

E o que motivou Enoque a andar com o SENHOR Deus?

Enoque se tornou pai com 65 anos de idade. Quando nasceu o seu filho, chamou-o Metusalém (ou Matusalém) provavelmente por revelação. Repare que na Bíblia, em alguns casos, o próprio SENHOR Deus dava nomes aos seus amados, e eram nomes proféticos; isto é, o significado do próprio nome era uma mensagem.  

 

Metusalém (מְתוּשָׁלַח) é um nome hebraico que significa homem do dardo, ou homem da lança dando ideia de homem guerreiro; mas Metusalém ainda conta com um terceiro significado: SUA MORTE TRARÁ JUÍZO.

 

A Enoque foi revelado quando se tornou pai: Com a morte do seu herdeiro, viria o fim de toda carne (cf. Gn 6:13). Então, Metusalém seria como um temporizador; sim, Metusalém seria como aqueles relógios de contagem regressiva para o juízo de Deus. O SENHOR só não revelou quanto tempo viveria Metusalém. Sobre esta revelação, Judas escreveu:

“Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, para exercer juízo contra todos e para fazer  convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele.” (Jd 14-15)

 

Fazendo as contas

Metusalém foi o homem mais longevo de toda história da humanidade. Ele viveu 969 anos que representam a paciência do SENHOR para com a humanidade pecaminosa.

“[…] Para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” (Gn 3:8-9)

Clique para ampliar: Metusalém morreu no ano do dilúvio

A Bíblia nos informa que quando Metusalém completou 187 anos gerou a Lameque (Gn 5:25); e Lameque com 182 anos gerou a Noé (Gn 5:28-29). O dilúvio veio quando Noé completou 600 anos (Gn 6:11).

187 + 182 + 600 = 969

 

Observe que Metusalém morreu no mesmo ano em que veio o dilúvio, e assim se cumpriu precisamente a  profecia: SUA MORTE TRARÁ JUÍZO.

 

Metusalém não morreu afogado nas águas do dilúvio. Se assim tivesse ocorrido, a profecia estaria falha, porque somente depois da morte de Metusalém viria o juízo.

 

Enoque não sabia quanto tempo Metusalém viveria (aliás, ninguém saberia), por isso, Enoque tratou de viver uma vida santa, próxima a Deus, sempre vigiando, como se cada dia fosse o último dia e a última chance para ser salvo da ira de Deus.

“Vigiai, pois porque não sabeis o dia nem a hora.” (Mt 25:13)

 

E esta vida de fé fervorosa e séria agradou tanto ao SENHOR que ELE chamou Enoque para junto de Si. Lembremos que a nós também foi dada uma promessa semelhante: 

“Depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.” (1 Ts 4:17)

 

Aprendendo com Enoque

Portanto, nada de mornidão entre nós. Enoque levou a sério a mensagem divina e abandonou o mundanismo, buscou a santificação e recebeu a recompensa.

  • “Pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite.” (1 Ts 5:2);
  • “Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa;” (1 Ts 5:4);
  • “Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios.” (1 Ts 5:6).