O que significa “O justo viverá pela fé”?
O que significa “O justo viverá pela fé”?

O que significa “O justo viverá pela fé”?

“[…] O justo viverá pela fé

(Rm 1:17; Gl 3:11; Hb 10:38; Hc 2:4)

 

Quase sempre, quando citamos esta tão encorajadora frase bíblica, as pessoas logo focam na palavra “fé”, esquecendo-se das demais palavras que compõem a frase.

 

O justo

Entendemos pela palavra “justo”, aquele que “age certo, de acordo com as leis”, neste caso, Leis de Deus. Vamos partir das Palavras em Rm 3:10 que afirma categoricamente que todos pecaram e não existe nenhum homem justo sobre a terra, a não ser, claro, o Senhor JESUS que veio na carne. Todos são injustos, todos já agiram errado ou continuam agindo errado; outros, ainda agirão errado, desviando do caminho de Deus. Por isso, ninguém tem condição de herdar o reino de Deus:

“Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? […]” (1 Co 6:9)

 

Viverá pela fé

É muito comum as pessoas dizerem algo como: tenho fé de que vou passar no vestibular, ou tenho fé de que vou me sair bem etc. Porém, devemos entender que não é desse tipo de fé que se refere Rm 1:17. Na verdade, não só aqui, mas em quase todo o N.T., quando se fala da fé, os evangelistas e apóstolos se referem à fé no Evangelho.

 

O que é Evangelho?

Evangelho é boa notícia da salvação. E esta boa notícia está em várias passagens do N.T. Como exemplo, cito 1 Co 15:1-3:

“Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei […] Por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei […] Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras.”

 

As palavras acima nos ensinam que Evangelho é a boa notícia do sacrifício de Cristo por nós. Antes e depois de JESUS muitos morreram na cruz. No dia em que o Senhor foi crucificado, na mesma hora, mais dois homens foram crucificados e morreram. A diferença é que JESUS não apenas morreu na cruz, mas enquanto muitos criminosos procuravam escapar da pena, JESUS, mesmo sem nenhum pecado, se ofereceu voluntariamente para receber a ira de Deus no nosso lugar (cf. Is 53:1-12). Assim, todo aquele que crê em JESUS e na Sua obra feita na cruz por nós é perdoado das suas próprias injustiças (pecados).

 

Mas, o que fizemos para merecermos o perdão?

Nada, absolutamente nada! Somos salvos pela graça, isto é, gratuitamente – fácil, não é? Mas não devemos nos esquecer que embora a salvação esteja facilmente ao alcance de todos, para o Senhor JESUS não foi nada fácil: Ele teve que pagar um alto preço para tirar os nossos pecados (injustiça):

“Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.” (Rm 5:9)

e

“[…] Assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. Porque como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos. […] A fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.” (Rm 5:18-19 e 21)

 

Conclusão

“O justo viverá pela fé” significa que ninguém nasce justo, mas pela fé em JESUS somos incluídos sob a sua graça recebendo o perdão dos pecados. Assim, todas as injustiças cometidas são lavadas e apagadas e Ele próprio, o Supremo Juiz, nos faz justos para herdarmos o Seu reino.

“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Rm 5:1)