Eleição
Eleição

Eleição

O termo eleger é empregado com frequência na Bíblia e diz a respeito à escolha que o próprio SENHOR fez, como podemos entender claramente em Jo 15:16:

“Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros […]”

 

Na terminologia bíblica, eleitos são os que foram chamados para viverem fora do mundo pecaminoso para receber como herança a vida eterna –  em poucas palavras, eleição é salvação.

 

É interessante notar que a Bíblia não menciona nenhuma qualidade ou boa obra como critério para eleição, mas somente diz que é graça salvadora; isto é, um grande presente de Deus a quem não merece. Na verdade, ninguém jamais mereceu tamanha bondade divina, porém Ele concede aos seus eleitos a salvação. Por isso, em Rm 3:10-12 diz que não há ninguém que busque verdadeiramente a Deus; não há temor de Deus nas pessoas. Já em Ef 2:8 está: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem do vós; é dom de Deus.”, e em Hb 12:2 o próprio Senhor JESUS é apresentado como o Autor e Consumador da fé. Isto descarta toda e qualquer participação humana na salvação.

 

A graça salvadora de Deus é completamente o dom divino. Até mesmo a nossa capacidade de aceitar a Sua graça salvadora ou o exercício da fé para a salvação são apenas mais um presente de Deus. É o próprio SENHOR que capacita os Seus escolhidos a crer. Sendo assim, devemos admitir que não há nada pelo qual devemos ser mais gratos do que pelo fato de que o SENHOR nos escolheu.