Baratas na Arca
Baratas na Arca

Baratas na Arca

Quando o assunto é a Arca de Noé, os animais que mais lembramos são elefantes, girafas, leões, hipopótamos, ursos, zebras, cordeiros, coelhos… não necessariamente nessa ordem; mas pouca gente cita víboras, ratos, baratas, moscas, vermes… – talvez, porque simplesmente não querem lembrar delas.

 

Se dependessem dos nossos preconceitos, não somente essas, mas muitas outras criaturas que consideramos pragas, repugnantes, nocivas, ou que não têm boas maneiras, jamais teriam entrado na Arca de Noé. Esses bichos sobreviveram porque não dependeram da vontade humana, mas unicamente, da graça de Deus.

 

Neste ponto, é bom lembrarmos que o pior dentre todos os seres viventes que teve o seu lugar na Arca foram os humanos, representados por Noé e sua família. Afinal, por causa da corrupção humana todas outras criaturas foram exterminadas e os descendentes dos sobreviventes do dilúvio gemem até o presente como está declarada em Rm 8:22 :

“Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora.” 

 

Sim, é verdade que Noé andava com Deus, era pregador da justiça (cf. 2 Pe 2:5) e era justo e íntegro entre os seus contemporâneos (cf. Gn 6:9); o que indica que Noé tinha uma fé saudável. O termo integridade tem origem no latim e significa inteiro, e pode ser traduzido como honesto. Noé era honesto, esforçado e moralmente correto, mas não estava livre do pecado. Em Rm 3:23-24, Paulo diz:

“Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.” 

 

O pecado entrou no mundo por Adão (cf. Rm 5:12) e todos que vieram após Adão também pecaram, inclusive Noé e sua família. Então, como eles puderam ser salvos?

É aí que entra a graça divina. Vamos observar mais uma vez os versículos já citados acima (Rm 3:23-24) e contemplemos a maravilhosa saída oferecida por Deus a Noé e também a todos nós:

  • sendo justificados – Significa tornar justo aquele que não é; e a única maneira é pelo perdão;
  • gratuitamente – Não é troca, nem compra, mas literalmente gratuito;
  • por sua graça – Graça de Deus é tudo que recebemos Dele, mesmo sem mérito. O homem é salvo pela graça e não pelas suas obras (cf. Ef 2:8-9);
  • mediante a redenção – Para nós, a redenção é gratuita, porém para o Senhor, custou um alto preço. Redenção é resgate e resgatar é comprar para trazer de volta à origem. Por isso, Pedro disse que fomos resgatados não mediante ouro ou prata, mas pelo precioso sangue de Cristo (cf. 1 Pe 1:18-19);
  • que há em Cristo Jesus – JESUS Cristo é o nosso único Redentor e a salvação é oferecida gratuitamente, porque se dependesse do esforço humano, ninguém seria salvo.

 

Assim, não é difícil entender porque as baratas e outros puderam entrar na arca. O SENHOR que cuida das aves do céu, é o mesmo que cuida de todas as demais criaturas.

A história de Noé é também uma metáfora que nos mostra a rica misericórdia do Senhor JESUS estendida até aos homens mais marginalizados. Há uma outra história semelhante a de Noé na Bíblia: a respeito de Jonas e dos ninivitas, onde o SENHOR demonstra a sua profunda compaixão para com homens pecadores e também para com animais:

“E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais?” (Jn 4:11)

 

Conclusão

Deus é rico em perdoar. O Seu desejo não é de destruir, e sim de salvar. E Ele veio a este mundo para perdoar, justificar e salvar todas as pessoas que crêem e recebem o Senhor JESUS como seu único Salvador.

“Mas agora, sem lei,  se manifestou a justiça de Deus, testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça,  mediante a redenção que há em Cristo Jesus.”  (Rm 3:21-24)