“Vós sois a carta de Cristo” (2 Co 3:2)
“Vós sois a carta de Cristo” (2 Co 3:2)

“Vós sois a carta de Cristo” (2 Co 3:2)

“Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida por nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações.” (2 Co 3:2-3)

 

Nós somos a carta de Cristo – o poder da influência é grande. Influência é a força moral ou espiritual, poder ou capacidade, que tem um efeito sobre uma pessoa ou uma condição.

 

O Senhor JESUS Cristo falou da influência usando algumas metáforas:

  • “Vós sois o sal do mundo” – Mt 5:13;
  • “Vós sois a luz do mundo” – Mt 5:14-16;
  • Fermento – Mt 13:33.

Paulo diz na epístola aos Coríntios 3:2-3 que somos cartas de Cristo. Somos testemunhas da graça do Senhor e vivemos agora uma nova vida. Por isso, devemos nos caracterizar pela mudança de:

  • coração produzida pela fé (At 15:9);
  • vida pelo arrependimento (Mt 12:41);
  • estado pelo batismo (Rm 6:3).

Todo leitor deve ser influenciado, assim como as pessoas ao redor devem ser influenciadas pelos que vivem em são procedimento. Esta, aliás, é uma das melhores maneiras de ganhar alguém para o Senhor. Observe 1 Pe 3:1-2 que diz:

 

“Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma,  por meio do procedimento de sua esposa, ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor.” 

Como cartas de Cristo, devemos dar a expressão de Cristo ao mundo:

  • tendo nossas vidas transformadas na imagem de Cristo (cf. 2 Co 3:18),
  • tendo a mente de Cristo (cf. Fp 2:5),
  • vivendo com Cristo (cf. Gl 2:20) e
  • magnificando Cristo em nossas vidas (cf. Fp 1:20).

“[…] Quem me vê a mim vê o Pai […]” (Jo 14:9)

Ver o Senhor JESUS é ver o Pai. Assim também, ver um verdadeiro cristão é ver Cristo. O nosso vocabulário, vestes, atitudes, lugares onde frequentamos etc. devem transmitar boas impressões aos que leem esta carta. As cartas contêm a assinatura do seu autor – como cartas de Cristo, carregamos o Seu nome. Portanto devemos viver para nunca trazer vergonha e opróbrio ao Nome de JESUS, a fim de refletir o verdadeiro significado de ser chamado cristão.

 “Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.” (At 11:26)

Se uma carta for manchada, a mancha é a primeira coisa vista. Então, o cristão deve ser extremamente zeloso para que a sua vida não se torne manchada (suja); pois, muitas vezes, as manchas ficam mais evidentes do que as virtudes.

Fomos alvejados no sangue de JESUS Cristo (cf. Ap 1:5), porém, o pecado e o mundo podem nos manchar (cf. Tg 1:27). Quando deixamos as nossas vidas se tornarem manchadas, a nossa influência para o bem também fica manchada. Assim, é necessário que todos mantenham a pureza espiritual com todo zelo.

A indiferença na manutenção da pureza espiritual é mostrar uma fundamental falta de apreço por aquilo que o Senhor JESUS fez por nós.