IESJ
A Bíblia

A Bíblia

A Bíblia, também conhecida como As Escrituras Sagradas, é um conjunto de 66 livros, dos quais, 39 são do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento.

 

1. Quem escreveu a Bíblia?

A Bíblia foi escrita por várias pessoas em épocas diferentes. Desde quando ela começou a ser escrita, até o término, passaram-se alguns milênios. O livro mais recente da Bíblia é o último: o de Apocalipse, que foi escrito por volta do ano 90 d.C. Apocalipse significa revelação e está escrito o que irá acontecer futuramente.

 

2. Como posso confiar na Bíblia se foram os homens que a escreveram?

Sim. Foram os homens que a escreveram, porém, não qualquer. Homens que viram e ouviram com os próprios olhos e ouvidos, e que chegaram até a apalpar, deixaram relatadas por escrito as experiências por eles vividas. Por fim, homens movidos pelo Espírito Santo, inspirados por Deus escreveram a Bíblia.

Confira: Segunda Epístola de Pedro 1:20 e 21; Segunda Epístola ao Timóteo 3:16 e 17.

 

3. O que é Epístola?

paulo 3 Epístola significa carta. Há cerca de 2000 anos, os discípulos, foram por várias partes da Ásia e Europa anunciando a mensagem do Senhor JESUS. No começo ou no final de algumas Bíblias, encontramos alguns mapas. Se na sua tiver mapas, procure pelas viagens missionárias de Paulo: Primeira viagem de Paulo, segunda, terceira e a viagem de Paulo a Roma.

 

Nessas viagens, os discípulos foram ensinando, convertendo e batizando muitas pessoas. Repare no mapa, os nomes de algumas cidades por onde eles passaram, como: Corinto, Tessalônica, Éfeso, Roma, Filipos …

 

Naquela época, obviamente, como não possuíam veículos automotores, não poderiam percorrer grandes distâncias com agilidade. Os discípulos de JESUS passavam por uma cidade, e só depois de muitos meses ou anos, teriam nova oportunidade de voltar a ela. Então, que faziam eles para não perderem contato com as pessoas convertidas? – enviavam cartas!

 

As Epístolas do Novo Testamento, são cartas que os discípulos enviaram às igrejas da época e, eles diziam nelas: leiam nas igrejas, perante todos, esta carta. Por isso, nós também a lemos.

“Conjuro-vos, pelo Senhor, que esta epístola seja lida a todos os irmãos.” (1Ts 5:27)

 

 

Observe no índice ou os títulos de cada epístola. Ex: Epístola de Paulo aos Romanos; II Epístola de Paulo aos Tessalonicenses, III Epístola de João…

 

 

4. Por quê a Bíblia é dividida em Antigo Testamento (AT) e Novo Testamento (NT) ?

Testamento é promessa, portanto AT é Antiga Promessa e NT é Nova Promessa. No AT está a promessa de que o Salvador virá, e no NT está a confirmação da sua vinda. Veja Mateus 2:1, por exemplo. Além da confirmação, também está a Nova Promessa. Qual?

A promessa de que o Salvador, JESUS Cristo, que morreu na cruz por nós, e que ressuscitou e subiu aos céus, voltará. No NT, ensina como devemos viver até que venha esse Dia. (confira II Pedro, 3:11)

 

5. O Antigo Testamento é antigo, por isso não há mais necessidade de lê-lo?

ERRADO. Veja porque:

O Senhor JESUS disse:

“Vede que ninguém vos engane. Porque virão muitos em meu nome, dizendo Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos.” (Mateus 24:4 e 5)

 

De fato, no mundo de hoje, têm aparecido muitos lunáticos dizendo ser o Cristo. Para nós termos certeza de que JESUS Cristo é o nosso Senhor e Deus, precisamos conhecer o AT. Como já explicamos anteriormente, no AT está a promessa da vinda do Salvador. Nele há várias profecias como Ele:

 

Nascerá em Belém Miquéias 5:2
Nascerá de uma virgem Isaías 7:14
Ainda criança, fugirá para o Egito, mas logo voltará a Israel Oséias 11:1
Porque haverá matança de crianças Jeremias 31:15
Na carne, será descendente do Rei Davi Isaías 11:1 (Jessé é o pai de Davi)
Será chamado de Nazareno Isaías 11:1 (a palavra “rebento” em hebraico, é “netser” que também significa nazareno.
Montará num jumento Zacarias 9:9
Será traído por 30 moedas de prata Zacarias 11:12
Morrerá por nós Isaías, todo o Capítulo 53
Os homens irão repartir as suas vestes e sorteá-las Salmos 22:18
Quando estiver na cruz, darão vinagre para beber Salmos 69:21
Não quebrarão nenhum dos seus ossos Salmos 34:20

Existem, na verdade, mais de mil profecias como estas no AT.

Tendo todas estas profecias que o AT nos revela, se aparecer algum homem querendo se passar por Cristo, o nosso Salvador, poderemos desmascará-lo facilmente.

 

6. A Bíblia

Na Bíblia, encontramos Histórias, Profecias, Salmos, Provérbios e Doutrinas.

 

a) Histórias – Preste bastante atenção, pois quase sempre, numa mesma história, aparecem duas pessoas que: vêem e/ou ouvem a mesma coisa que Deus mostra ou fala. Muitas vezes, são pessoas muito próximas como Caim e Abel (irmãos); Abraão e Sara (casal); Abraão e Ló (tio e sobrinho); Pedro e Judas (discípulos).

 

Ao ler essas histórias, veja onde cada um acertou ou errou e procure trazer a mensagem para o seu dia-a-dia. Por exemplo, vejamos o caso de Simão Pedro e Judas Iscariotes:

 

Quem traiu JESUS?
Na verdade, ambos traíram o Senhor: Pedro negou JESUS três vezes (João 18:15 a 18) e Judas o vendeu por trinta moedas de prata (Mateus 26:14 a 16).

 

E daí? Em seguida ambos se arrependeram. Pedro se arrependeu amargamente e chorou. Judas, por sua vez, se arrependeu e foi devolver o dinheiro, porém não o aceitaram. Até aqui, vemos que ambos estão empatados. Mas, por último, Pedro foi pedir perdão ao Senhor, e por isso, ele se tornou um grande discípulo. JESUS havia dito ao Pedro: Entrego nas tuas mãos a chave do meu Reino. Judas, arrependido, se enforcou. (Mateus 27:5).

 

Todos nós pecamos. Pedro e Judas representam a humanidade. Ao percebermos que pecamos, devemos correr para JESUS (Salmos 86:5; Isaías 55:7).

 

b) Profecias – Profecias são avisos de Deus. Muitos desses avisos já se cumpriram. Por exemplo, o profeta Daniel, no Capítulo 2 do seu livro, falava dos Impérios Babilônico, Medo-Persa, Grego e por último, Romano. Todos esses reinos já vieram e ficaram no passado. O interessante, é que o Livro de Daniel foi escrito muito tempo antes disso tudo se cumprir!

 

Costumamos dizer que 95% das profecias bíblicas já se cumpriram; portanto, porquê não acreditarmos nas 5% restantes?

 

c) Salmos – Salmos são cânticos ou hinos de louvor a Deus. Muitas pessoas deixam aberto o Salmo 23 ou 91 simplesmente por acharem bonitos, ou estarem protegido de algum mal, – Grande engano!

 

Para entendermos o Livro de Salmos, é interessante, primeiro, conhecermos o autor deste Livro. Quem escreveu Salmos?

 

Quase a metade do Livro de Salmos foi escrito por Davi. Sim, aquele que derrotou o gigante Golias e se tornou rei de Israel. A história de Davié contada no I e II Livros de Samuel ou ainda, no I Livro das Crônicas.

 

Ali, diz que Davi era um rapaz simples, mas, que tinha muita fé em Deus. Ele passou por momentos de alegria, tristeza, angústia, fraqueza, perseguição, júbilo, etc. E quando ele passava por esses momentos, se inspirava e compunha os Salmos.

“Ainda que eu ande pelo vale sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo…” (Salmos 23:4).

 

Onde será que o Davi foi buscar a inspiração para cantar assim? Diz em I Samuel 18:10~11 que certa vez, Davi foi quase atingido por lança do seu inimigo, mas com a ajuda do SENHOR, conseguiu escapar da morte:

“…Saul, porém, trazia na mão uma lança, que arrojou, dizendo: Encravarei a Davi na parede. Porém Davi se desviou dele por duas vezes.”

 

Conclusão: o Livro de Salmos, é um livro que devemos ler e aprender com fé firme e forte que o Davi tinha. Não adianta nada decorarmos os Salmos e viver a vida contrária a Deus.

 

d) Provérbios – Provérbios são ditados, ou sejam, coisas óbvias observadas no dia-a-dia. Por exemplo:

“Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e ele te amará. Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda…” (Provérbios 9:8 e 9)

 

 

O Livro de Provérbios, é um livro de fácil leitura e compreensão.

Ao abrir a Bíblia, procure ler os livros que nela contém, do começo ao fim. Lembre-se: quem lê pela metade, entenderá pela metade.

 

e) Doutrinas são regras que os cristãos devem seguir. Elas nos ensinam a andar pelo caminho que agrada os olhos de Deus. O Senhor JESUS nos ensinou que a porta da salvação é estreita e apertada (Mt 7:13-14), e isso significa que para podermos entrar no Reino do Senhor e herdar a Vida Eterna, temos um longo caminho de lutas, com a vitória garantida; mas isso é possível somente com obediência e fidelidade ao Senhor e aos seus ensinamentos (veja 1 Tm 4:16).

 

7. O que ensinamos nas igrejas?

Ensinamos a respeitar a Deus e guardar os seus ensinamentos.

“Agora, pois, ó Israel*, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, para guardares os mandamentos do SENHOR e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem?” (Deuteronômio 10:12 e 13).

*Israel representa a Igreja

Leia Deuteronômio Capítulo 28 (todo o Capítulo) e responda: Como poderá Deus abençoar aos que não o obedecem? Conclui-se que a obediência é fundamental em tudo. Lembre-se: A Bíblia é um livro de promessas de Deus.

 

O que é promessa?
Diríamos que promessa é algo do tipo: – Se você fizer a tua parte, eu faço a minha.
A Bíblia nos ensina que Deus é um Deus Justo. Justo é aquele que não deixa passar nada por debaixo dos panos. Diante Dele, cada um recebe o que merece. Confira Apocalipse 22:12.

 

Creia nas Palavras de Deus, a Bíblia. Se Deus manda fazer algo, faça! Se proíbe, não faça! Se nada diz, então, faça do jeito que você achar melhor, contanto que não exagere e venha causar transtornos a si ou aos outros. Exemplo:

FAÇA – “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.” (Tiago 4:10).

NÃO FAÇA – “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” (Efésios 4:29)

Fica a seu critério –  posso jogar bola, assistir TV, ir ao cinema, tomar café?…

 

Nós não podemos ensinar o que não consta nos ensinamentos de Deus. Têm muitos dizendo: – Está escrito, e não está. Por isso, seja criterioso. Veja II Pedro 3:14~18.

 

 

8. Como ler a Bíblia

Está complicado ler a Bíblia? Então, eis uma dica para facilitar:

 

Procure começar do começo. Você poderá levar o tempo que quiser, mas leia a Bíblia do começo ao fim, pelo menos uma vez. A Bíblia, como qualquer livro, tem o ‘começo’, o ‘meio’ e o ‘fim’. Se você abrir qualquer parte, sem ter conhecimento básico, entenderá de qualquer jeito. Não é? Então, comece do começo e boa leitura.

“A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples.” (Sl 119:130)