Saulo e Paulo são nomes com pronúncia bastante parecida em muitas línguas em que a Bíblia foi traduzida, e talvez, por isso, muitas pessoas se enganam ao deduzir que o nome do apóstolo dos gentios, Saulo, foi mudado para Paulo. Mas, na verdade, não há nenhuma passagem bíblica que possa confirmar tal pensamento. A Bíblia apenas diz:
“Todavia, Saulo, também chamado Paulo […]” (At 13:9)
- Saulo é nome hebraico e é o mesmo que Saul. Em hebraico não há essa variação. Escreve-se שָׁאוּל, e se pronuncia Sha’ul. O seu significado é: aquele que foi conquistado por meio de orações.
- Paulo vem do latim Paullus e significa: de baixa estatura, ou de pequena estatura.
Percebemos, então, que nos idiomas originais, não há nenhuma semelhança sonora entre Sha’ul e Paullus, nem relação nos seus significados. Daí, não podemos dizer que Paulo é variação de Saulo.
No livro de Atos reparamos que o apóstolo é chamado Saulo somente até o capítulo 13:9, e depois Paulo. Mesmo nas epístolas que vêm a seguir, o próprio apóstolo se apresenta como Paulo. Presume-se que Saulo adotou o nome Paulo quando conheceu o procônsul romano Lúcio Sérgio Paulo, como narrado em At 13:7.
Uma lição espiritual
Como sempre, o estudo das Escrituras não pode terminar apenas em curiosidades. A Palavra de Deus é rica e sempre de grande proveito para os que tem olhos para ver, e ouvidos para ouvir.
Não perca esperanças quando um amado fecha o coração para o Salvador. Não diga: “não adianta, não vou mais pregar!” Porque Saulo, que até parecia ser um caso perdido, foi conquistado para JESUS e salvo mediante muita oração, transformado numa grande e poderosa ferramenta de evangelização:
“Convém que ele [JESUS] cresça e que eu diminua” (Jo 3:30)
Paulo significa de pequena estatura, ou vulgarmente, baixinho. Ele, sim, se humilhou perante o Senhor que tanto havia rejeitado, e quando percebeu que mesmo assim não tinha sido rejeitado por JESUS, aprendeu a profundidade da Palavra: “salvo pela graça, mediante a fé”.
JESUS Cristo salva pela graça; não por merecimento. Então, com esperança oremos pelos que hoje rejeitam o evangelho para que amanhã sejam abençoados evangelistas – antes que seja tarde!