Deprecated: Hook custom_css_loaded is deprecated since version jetpack-13.5! Use WordPress Custom CSS instead. Jetpack no longer supports Custom CSS. Read the WordPress.org documentation to learn how to apply custom styles to your site: https://wordpress.org/documentation/article/styles-overview/#applying-custom-css in /home2/gloria42/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078
Recebestes, porventura, o Espírito Santo?
Recebestes, porventura, o Espírito Santo?
Recebestes, porventura, o Espírito Santo?

Recebestes, porventura, o Espírito Santo?

A salvação é pela graça, e o recebimento do Espírito Santo é um importante sinal de confirmação de que fomos aceitos pelo Senhor. Algumas pessoas dizem que para ser salvo basta crer, mas isto não é tudo.

A salvação pela graça inclui uma série de detalhes. Certamente há versículos na Bíblia que diz: “Pela graça sois salvos” (Ef 2:8); “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10:13);  mas também, “Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” (Jo 3:5); ou “Quem crer e for batizado será salvo” (Mc 16:14).

Na epístola de Tiago está escrito:

“Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.” (Tg 2:19)

O versículo acima afirma que os demônios também creem – mas obviamente, nem por isso serão salvos. Não basta somente crer; embora crer faça parte para alcançar a salvação pela graça. Assim, entendemos que não basta ao homem achar-se que está salvo pela graça e cruzar os braços, ou continuar no pecado.

Se você ainda não está convencido de que somente crer não é o suficiente para a salvação, repare no que diz em Atos 8:12-25 – Simão, o mágico creu e foi batizado, mas não estava cheio do Espírito Santo, então Pedro lhe disse:

“[…] O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois julgaste adquirir, por meio dele, o dom de Deus.” (At 8:20)

JESUS Cristo que morreu na cruz por nós, ressuscitou após três dias (1 Co 15:3-4), ordenou o arrependimento e o batismo em Seu Nome (Lc 24:47), subiu ao céu prometendo o derramamento do Espírito Santo, voltará em breve (At 1:5-11). A Sua vontade é que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento (2 Pe 3:9). Quando Pedro disse para as pessoas serem batizadas em nome de JESUS Cristo, ele não falou em parábolas. Atos 4:12 diz claramente que não existe nenhum outro nome pelo qual importa que sejamos salvos, senão o nome de JESUS.

Quanto a Mt 28:19, JESUS é o nome do Pai; JESUS é o nome do Filho; e JESUS é o nome do Espírito Santo. Não existem três deuses, nem três nomes, mas sim três títulos para o mesmo Deus. Aliás, na verdade, não apenas três títulos, mas há inúmeros títulos para um Único Deus. Por isso, ser batizado em nome de JESUS Cristo é um passo fundamental para remissão dos pecados. Pedro disse também (cf. At 2:38):

  1. arrependei-vos;
  2. seja batizado em nome de JESUS Cristo para remissão dos pecados;
  3. e recebereis o dom do Espírito Santo.

Todas aquelas três mil pessoas que foram batizadas no dia de Pentecostes não mereciam ser salvas. Muitas delas blasfemaram contra o Senhor, cuspiram, zombaram, apedrejaram, deram falso testemunho contra o Senhor e O crucificaram. As que não agiram assim com o Senhor, certamente, cometeram outros pecados, pois não há nenhum justo sequer, todos pecaram (cf. Rm 3:10).

Ser salvo pela graça é ser escolhido por Deus sem merecer. E o que fizeram aquelas três mil pessoas que foram escolhidas? Em primeiro lugar, creram; depois, se arrependeram; e obedecendo, foram batizadas; e receberam o Espírito Santo. Em seguida, se esforçaram em aprender e manter-se no evangelho de JESUS, no amor, nas orações, no temor, louvor… (cf. At 2:42-47)

O dom do Espírito Santo é concedido àqueles que honestamente se achegam a Deus.

“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.” (Tg 4:8)