O sangue na orelha direita do sacerdote (Êx 29:20)
O sangue na orelha direita do sacerdote (Êx 29:20)

O sangue na orelha direita do sacerdote (Êx 29:20)

A Bíblia, por ser Palavra de Deus, é maravilhosa e sempre nos reserva mistérios e suas respectivas revelações. Certa vez JESUS disse aos fariseus que tudo o que estava nas Escrituras era referente a ELE. De fato, ainda hoje, depois de quase dois mil anos, podemos contemplar e participar das maravilhas reveladas e ter a nossa fé fundamentada no Senhor e nas Suas santas promessas, vivendo uma fé firme e inabalável, na certeza de que JESUS é o Cristo prometido.

“[…] E a Escritura não pode falhar.” (Jo 10:35)

 

As Leis do A.T. ensinavam que Moisés deveria passar sangue na orelha direita do sumo sacerdote Arão, e dos seus filhos que eram sacerdotes. Não me pergunte o porquê – apenas posso dizer que era mandamento; e mandamento de Deus deve ser honrado:

“Imolarás o carneiro, e tomarás do seu sangue, e o porás sobre a ponta da orelha direita de Arão e sobre a ponta da orelha direita de seus filhos […]” (Êx 29:20).

 

“Também fez chegar os filhos de Arão; e Moisés pôs daquele sangue sobre a ponta da orelha direita deles, e sobre o polegar da sua mão direita, e sobre o polegar do seu pé direito; e Moisés aspergiu o resto do sangue sobre o altar, em redor.” (Lv 8:24)

 

Muitos séculos se passaram e JESUS veio ao mundo com a missão de se sacrificar a fim de expiar os nossos pecados. Depois da Sua última ceia com os discípulos, como era de costume, JESUS se dirigiu ao jardim de Getsêmani para orar. Sabendo desse costume, Judas Iscariotes conduziu os soldados romanos até o jardim a fim de entregar o Senhor. Nesse momento, para defender o Senhor, Simão Pedro reagiu impulsivamente decepando a orelha direita de um dos que vinham com Judas:

“Então, Simão Pedro puxou da espada que trazia e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita; e o nome do servo era Malco” (Jo 18:10).

 

Sem saber, Pedro estava fazendo parte do cumprimento de mais uma profecia a respeito do Senhor, que prova que somente JESUS é o Salvador prometido: quando Pedro acertou com a sua espada a orelha direita (pergunto: por que não o rosto, o nariz, o braço…, mas logo a orelha – e ainda a direita?) lá estava o sangue na orelha do servo do sumo sacerdote. Certamente, a vítima gemendo de dor, deve ter posto a mão na ferida que se abriu – e lá estava o sangue também no polegar da mão direita. Então, a hemorragia teria pingado ou escorrido até o polegar do pé direito. Mais tarde, após a morte e ressurreição do Senhor, o evangelista registrou:

“A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. Vós sois testemunhas destas coisas

(Lc 24:44-48)