A Bíblia é um livro vivo, e sempre guarda maravilhosos mistérios aos que guardam a fé no Senhor e Salvador JESUS. Mistério é uma palavra de origem grega, Mysterion, que significa “lábios fechados” ou “olhos fechados”. Quando as pessoas usam essa palavra, dão a entender que mistérios são coisas impossíveis de serem compreendidas, e que não há resposta. Mas não é isso que ensina a Bíblia. Veja:
- Pedro não disse que ninguém entenderia as coisas difíceis que o amado irmão Paulo havia escrito, mas que os ignorantes e instáveis deturpam as cartas do apóstolo e as demais Escrituras. Os sãos na fé devem crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador JESUS Cristo e, estes, como cristãos maduros e experientes, devem compreender os mistérios de Deus.
- O profeta Daniel, quando se apresentou diante do rei Nabucodonosor para revelar-lhe o seu sonho, disse: “[…] há um Deus no céu, o qual revela os mistérios […]” (Dn 2:28; confira também os versículos 19 a 22).
- O Senhor JESUS disse: “[…] Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido” (Mt 13:11), e “Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem” (Mt 13:13).
Certamente, o Senhor JESUS revela os seus mistérios aos seus amados, e nada fará sem antes revelar aos seus profetas (Am 3:7). Os mistérios de Deus existem para serem revelados. Eles são segredos temporariamente ocultos, mas que foram, estão sendo ou serão revelados no tempo oportuno.
O mistério da genealogia de Adão
Em Gênesis 5, temos uma lista de descendentes de Adão até Noé. São exatamente 10 gerações. Na tabela abaixo, você pode conferir o significado dos nomes citados em Gn 5:Observe que surge uma frase, que na língua original (hebraica) do A.T. pode-se entender perfeitamente o seu significado. Porém, para nós, falantes da língua portuguesa entendermos, é necessário reposicionar algumas palavras:
Aos HOMEM(ns) está designada (APONTADA) uma MORTAL DESGRAÇA, mas O DEUS SANTO DESCERÁ ENSINANDO, e a SUA MORTE TRARÁ DESCANSO AOS DESESPERADOS
O desígnio de Deus estava “embutido” na genealogia de Adão: A mortal desgraça é o pecado (cf. Rm 6:23). Desde o primórdio, Deus preparou um plano para resgatar o homem do pecado. Deus viria à terra para ensinar e resgatar os pecadores.
Os mistérios de Deus são muitas vezes desprezados pelos homens comuns, e alguns vêem, ouvem e até tateiam, mas não percebem, nem sentem; mas, quando o Senhor nos revela, vibramos e pulamos de alegria, de espanto e de temor. Glória ao nosso Deus!
“Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus” (Mt 13:11 )