JESUS era filho ou senhor de Davi?
JESUS era filho ou senhor de Davi?

JESUS era filho ou senhor de Davi?

Em Mt 22:41-43, lemos que o nosso Senhor JESUS Cristo pôs em prova os fariseus:

“Reunidos os fariseus, interrogou-os Jesus: Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Responderam-lhe eles: De Davi”

 

JESUS, em seguida, perguntou: como poderia o Cristo ser filho de Davi, se Davi mesmo confessou que o Messias (Cristo) é o seu Senhor? O filho poder ser senhor do pai?

“E ninguém lhe podia responder palavra, nem ousou alguém, a partir daquele dia, fazer-lhe perguntas.” (Mt 22:46) 

 

Um filho não pode ter autoridade sobre o próprio pai; isto jamais deve acontecer em nenhum lugar, em nenhuma época; no entanto, JESUS disse que Davi, pelo Espírito Santo, chamou o Cristo de Senhor.

 

Os fariseus ficaram confusos, porque conheciam as profecias a respeito de Messias como, por exemplo, em Is 11 que diz que o Salvador que havia de vir seria descendente de Jessé (pai de Davi, logo descendente também de Davi). Certamente conheciam também a profecia em que se referiu JESUS que diz que o Cristo seria o Senhor de Davi (cf. Sl 110:1).

 

Nós porém, entendemos que Cristo é Deus, portanto, o “Senhor de Davi”, e também, nosso. Também entendemos e cremos que Deus viria a este mundo em carne, isto é, como ser humano, segundo a descendência de Davi, e por isso, recebeu o título “Filho de Davi”. Tudo isto está em conformidade com inúmeras profecias bíblicas como está claramente indicado, por exemplo, nas genealogias em Mt 1 e Lc 3.

“Com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi.” (Rm 1:3)