JESUS é Deus, mas estava no mundo como homem (Fl 2:5-11). Assim como o ELE foi perseguido, a Igreja Primitiva também foi perseguida – não por causa das suas boas obras, mas principalmente porque os líderes religiosos judeus recusavam-se a admitir que o Senhor JESUS é Deus.
Dentre os perseguidores da época, destacava-se Saulo. Como fervoroso seguidor do judaísmo (At 22:3), Saulo naturalmente sabia muito mais do que qualquer outra pessoa que há somente um único Senhor (Dt 6:4) e, por isso, também perseguia os cristãos, considerando todos blasfemos. Porém, quando estava a caminho de Damasco, ele ouviu uma voz do céu, que lhe disse:
“[…] Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues” (At 9:4-5).
Naquele momento, Saulo compreendeu que o único SENHOR a quem se referia Moisés e outros profetas era o próprio Senhor JESUS Cristo. Assim, Saulo foi convertido e se tornou um grande apóstolo. Veja Atos 15:25-26.
Assim como foi Saulo antes da conversão, infelizmente, muitos judeus daquela época baseados em interpretações errôneas das Escrituras empenharam-se em condenar o nosso Senhor por blasfêmia. Veja:
A Lei de Moisés apresenta pelo menos cinco razões para condenação à morte por apedrejamento:
- necromancia (consulta aos mortos) e feitiçaria (Lv 20:27);
- blasfêmia (Lv 24:10-16);
- falsos profetas (Dt 13:1-5);
- filhos rebeldes (Dt 21:18-21);
- adultério (Lv 20:10; Dt 22:22-24).
De qual desses pecados JESUS era acusado pelos judeus?
“Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmia, pois, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo” (Jo 10:33)
Confira mais algumas passagens em que JESUS é acusado de blasfêmia:
- “Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Homem, estão perdoados os teus pecados. E os escribas e fariseus arrazoavam, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?” (Lc 5:20-21);
- “Então, o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou! Que necessidade mais temos de testemunhas? Eis que ouvistes agora a blasfêmia! Que vos parece? Responderam eles: É réu de morte” (Mt 26:65-66).
Até os inimigos do Senhor entenderam que estava em questão era a identidade de JESUS Cristo; e cabia a eles crerem ou não na verdade: Há um só Senhor que é Deus – o Senhor JESUS Cristo.
Deus = Único Senhor = JESUS Cristo