Em hebraico: עמנואל – ‘Immãnü’êl; mas normalmente é grafado: Emanuel, Emmanuel ou Imanuel. O seu sentindo literal é: “Deus está conosco” – e como é revelado em Mt 1:23, refere-se ao nosso Senhor JESUS:
“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).”
O nome Emanuel é citado três vezes nas Escrituras Sagradas: duas vezes no A.T. – Is 7:14 e Is 8:8; e no N.T. em Mateus, como indicado acima.
O crente é homem espiritual, capacitado a adorar a Deus em espírito e em verdade. Isto só se tornou possível porque Deus veio habitar entre nós, morreu por nós, perdoando os nossos pecados para nos salvar, e derramou o Espírito Santo sobre nós.
Centenas de anos antes da vinda do nosso Senhor e Cristo JESUS, vários profetas já haviam profetizado a Seu respeito. Dentre as mais antigas profecias, talvez, a mais conhecida seja a de Isaías que confere exatamente, como deveria, com os relatos de Mateus 1:
“Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e lhe chamará o seu nome Emanuel.” (Is 7:14)