Deprecated: Hook custom_css_loaded is deprecated since version jetpack-13.5! Use WordPress Custom CSS instead. Jetpack no longer supports Custom CSS. Read the WordPress.org documentation to learn how to apply custom styles to your site: https://wordpress.org/documentation/article/styles-overview/#applying-custom-css in /home2/gloria42/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078
Cristão x gente do mundo
Cristão x gente do mundo
Cristão x gente do mundo

Cristão x gente do mundo

Cristão significa “pequeno Cristo”. Isto significa que um cristão deve imitar a Cristo, andar sobre as pisaduras de JESUS. Ser cristão também é se revestir do Senhor JESUS e abandonar a vida pecaminosa (cf. Rm 13:14). Na igreja primitiva, os apóstolos fizeram apelo chamando todos os convertidos para viverem uma vida nova, imitando o nosso Senhor JESUS Cristo, seus apóstolos e a igreja de Deus. Veja:

  • 1 Co 4:16 – “Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.”

  • 1 Co 11:1 – “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.”

  • Ef 5:1 – “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados”

  • Fp 3:17 – “Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós.”

  • 1 Ts 1:6 – “Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra […]”

  • 1 Ts 2:14 – “Tanto é assim, irmãos que vos tornastes imitadores das igrejas de Deus existentes na Judeia em Cristo Jesus […]”

  • 2 Ts 3:7 – “Pois vós mesmos estais cientes do modo por que vos convém imitar-nos […]” 

  • 2 Ts 3:9 – “[…] Oferecer-vos exemplo em nós mesmos, para nos imitardes.”

  • Hb 6:12 – “Para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas.”

 

Nos primórdios da igreja, os crentes em Cristo eram ignorados pela sociedade, zombados e perseguidos. Para estas pessoas foi dado um apelido pejorativo: CRISTÃOS. Ser cristão era ser ridicularizado e odiado por andar na contra-mão dos costumes e crenças do mundo, por isso, eram constantemente injuriados. Apesar disso, o apóstolo Pedro enviou epístolas às igrejas encorajando os crentes dizendo:

  •  1 Pe 4:14“Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus.

  •  1 Pe 4:16“Mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome.”

 

Atualmente, o sentido da palavra cristão  é bem diferente daquele que está na Bíblia: Qualquer um que se julga pertencer à uma denominação cristã, mesmo que não congregue regularmente, nem observe as doutrinas, que nem ao menos se importam com o conteúdo da fé, compromisso ou doutrina, que não leva a sério as questões espirituais e é tão depravado em sua forma de viver, se acha no direito de dizer que é cristão.

 

Ser cristão é ter compromisso em honrar as ordens do Mestre. É ser uma criatura digna de Cristo:

“E quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim” (Mt 10:37)

 

“Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.” (1 Jo 5:19). Ora, como diz o apóstolo João, se o mundo inteiro se fundamenta no que é diabólico, os cristãos devem obrigatoriamente ir contra essa correnteza do mal. Não devemos temer ser ridicularizado por carregar em si o santo nome do Senhor JESUS Cristo. Não devemos entristecer o Senhor nos adequando ao mundo. Pode não ser fácil, mas andemos sim, na contramão do mundo, afinal, ir contra a correnteza é sinal de que estamos vivos e lutando. Pessoas se esbarram em nós, mas é nessa circunstância que devemos deixar a marca de Cristo em outras pessoas. Enquanto aos mortos, a própria correnteza se encarrega em levá-los – como disse o Senhor: “Segue-me, e deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos” (Mt 8:22).

 

Aos cristãos que viviam em Roma, a capital da perseguição aos cristãos, Paulo escreveu:

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2) 

 

E aos macedônicos de Filipos:

“Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo […]” (Fp 2:15)

 

João também advertiu:

“Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” (1 Jo 2:15-17)

 

Em suma, caminhemos dignamente para que Cristo seja glorificado em nós. Nunca devemos nos esquecer de que as nossas atitudes e escolhas poderão ser usadas a favor da nossa salvação; ou contra para a perdição. Agora, reflita nisso e responda com sinceridade:

 

Se você fosse acusado de ser cristão, haveria provas suficientes para ser condenado?