Como poderia um camelo passar pelo fundo da agulha?
Como poderia um camelo passar pelo fundo da agulha?

Como poderia um camelo passar pelo fundo da agulha?

“É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.” (Mt 19:24)

 

Já ouvimos muitas tentativas de explicar esta parábola do Senhor JESUS. Muitos dizem que o Senhor se referiu a um portão em Jerusalém estreito e exclusivo para pedestres, por onde um camelo carregado de mercadoria e seu dono só passariam se abandonassem todo o rico carregamento no lado de fora. O problema desta explicação é que não é verdade, pois não há nenhuma evidência histórica ou arqueológica comprovando a existência de tal portão. Existem sim, obras que foram esculpidas em certos pontos da antiga Jerusalém com a intenção de atrair turistas, ou ainda cavidades nos muros de onde os soldados disparavam flechas para defesa da cidade.  

 

A tentativa de explicação como acima admite que o animal só passaria se estivesse desmontado e descarregado, e talvez com um empurrão de cá ou de lá. No entanto isso acaba contradizendo o que diz em seguida: 

“[…] Isto é impossível aos homens […]” (Mt 19:26)

 

Então, a melhor maneira de entender o Ensinamento do Senhor é tomar a frase de forma literal: agulha (uma pequena ferramenta com um pequeno orifício) e camelo (um grande animal).

“Sendo assim, quem pode ser salvo?” (Mt 19:25)

 

Percebemos na leitura em Mt 19:25 que os discípulos ficaram maravilhados (assustados, assombrados, com temor) com a declaração do Senhor.

O Senhor não disse que um homem rico poderia ser salvo com extrema dificuldade com empurrão de cá ou de lá; mas que era impossível. 

 

Então, continuando, explicou que todas as coisas são possíveis a Deus. Mas o que o Senhor quis dizer com isso?

JESUS estava falando sobre a salvação. Para que o homem possa ser salvo, é necessário reconhecer a sua dependência de Deus. Ser submisso e amá-Lo, que são resultados de um novo nascimento.

“[…] Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (Jo 3:3)

 

“Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” (Jo 3:5)

 

Os ricos têm dificuldade em admitir sua necessidade de Deus. Eles não buscam a Deus como deveriam porque o poder aquisitivo pode comprar conforto a ponto de se sentirem no paraíso. Porém os ricos devem vir a Deus como todos os outros, porque, pela Sua extrema graça e misericórdia, JESUS tornou a salvação possível a todos. Por isso, também, Paulo aconselhou a Timóteo:

“Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquemos o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida.” (1 Tm 6:17-19)

 

Conclusão

Ninguém poderá ser salvo por meio de seus próprios esforços. Não somente os ricos com suas riquezas, mas também aqueles que se consideram ricos com suas habilidades, intelecto, influência, poder ou fama.