Workaholics é um termo americano para os viciados em trabalho. Geralmente, os workaholics tratam de arrumar das mais variadas desculpas para trabalharem os 365 dias do ano, se possível, 24 horas por dia. É claro que ninguém conseguirá fazer tal façanha.

 

Em muitos casos, esses trabalhadores compulsivos não conseguem se desligar do trabalho, a ponto de deixar a família e o lazer de lado para permanecer ligado às suas tarefas.

 

Considerado pelos especialistas uma doença moderna, a compulsividade ao trabalho pode trazer inúmeros males à qualidade de vida do indivíduo como insônia, mau-humor e depressão. Já as pessoas consideradas normais, fazem de tudo para conseguirem uma folga.

 

Sábado do Senhor

Deus designou um dia por semana para descansarmos. Por que muitas pessoas se esforçam para violar o sábado oferecido por Deus? Tais pessoas seriam workaholics?

 

Descubra se você é um workaholic

As pessoas não sabem o que querem. Querem tanto uma folga, e quando o SENHOR oferece, fazem de tudo para negá-la.

“Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho […]” (Êx 20:9-10)

 

1. Ao ler o texto bíblico acima, você:
a) Se alegra por ter um dia da semana para descansar
b) Pensa em arrumar uma desculpa para não descansar

 

2. O que você faz quando as suas férias estão vencidas?
a) Não se importa e continua trabalhando
b) Negocia férias ao órgão competente da empresa

 

3. O que você se sente quando recebe férias?
a) Procura aproveitar o máximo para descansar
b) Se sente culpado por não estar trabalhando

 

4. A folga no trabalho
a) É bom porque faz recuperar mental e fisicamente
b) Atrapalha o serviço

 

Para a maioria das pessoas, “descanso” é relacionado a coisas como praia, camping, parque, shopping e diversão em geral. Logo, os mais gananciosos, endividados, inquietos e outros  pensarão ser um desperdício de tempo, ou tal vez, ser coisa para quem não tem o que fazer.


O conceito bíblico para o “descanso” não é este. O descanso (sábado) anunciado na Bíblia refere-se a comunhão profunda com Deus e a Sua Igreja. Um momento de oração, louvor e aprendizado espiritual para alimentar a nossa fé e o espírito, e ainda recuperar a nossa disposição física, pois o desgaste é grande durante a semana.

“[…] O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” (Mc 2:27)