Um resumo da vida de Esaú (Gn 27)

Um filho abençoado:

  1. Filho de pais crentes – Isaque e Rebeca;
  2. Neto de Abraão, aquele que foi chamado “o pai da fé”;
  3. Foi criado no lar mais piedoso do seu tempo;
  4. Como primogênito, era o herdeiro natural da promessa.

Seu desprezo pela bênção:

  1. Ele não viveu para Deus, e sim para seus próprios prazeres;
  2. Para ele a bênção de Deus era de importância secundária (Gn 25:32; Ap 21:8);
  3. Causou um grande desgosto a seus pais (Gn 26:35).

Seu despertar tardio:

  1. Despertou quando a bênção já havia sido dada a seu irmão (Gn 27:33);
  2. Procurou, como as virgens néscias, quando já era tarde demais;
  3. Seu arrependimento era falso, porque depois quis matar seu irmão.

 

“Nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura. Pois sabeis também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado.” (Hb 12:16-17)

 

IMG_8401

“A soberba do teu coração te enganou, ó tu que habitas nas fendas das rochas, na tua alta morada, e dizes no teu coração: Quem me deitará por terra?” (Ob 3)

Edom

Esaú foi o patriarca da nação de Edom (Gn 36). Os edomitas viviam nas montanhas e tinham uma organização social estruturada desde a época dos patriarcas (Gn. 36:1-30) e adotaram a monarquia antes do êxodo dos hebreus do Egito. Nessa época os edomitas negaram a passagem dos israelitas pelo leste, mostrando seu potencial militar (Nm. 20:14-21; 21:4).

 

Não se sabe a data precisa da destruição de Edom, mas, no tempo do profeta Malaquias (500 – 400 a.C.) a nação já estava arruinada (Ml 1:2-4). Por volta de 312 a.C. (domínio grego) os árabes tomaram as terras edomitas e expulsaram os sobreviventes para a Idumeia, ao norte. No Novo Testamento o representante mais famoso desse povo foi Herodes, o grande.

“Eis que te fiz pequeno entre as nações; tu és mui desprezado.” (Ob 2)

 

A profecia de Obadias se cumpriu e Edom se tornou um povo insignificante e desprezível entre as nações, até que este veio a desaparecer.IMG_8413