Único Deus: JESUS CRISTO

A primeira mensagem da Bíblia é:

“No princípio, criou Deus os céus e a terra.” (Gn 1:1)

 

Deus é o Criador, não a criatura; foi ELE quem fez tudo o que existe no universo e se manifestou à humanidade:

    1. como PAI – o Criador;
    2. como FILHO – o Salvador;
    3. como ESPÍRITO SANTO – o Consolador.

Cristianismo não é politeísmo. É necessário que todos enxerguem que não há três Deuses ou pessoas; e sim três manifestações de um único Deus. Veja:

 

1. PAI

Deus é PAI de todas as criaturas. ELE é o Criador e Autor de tudo o que existe. Sendo assim, ELE é o PAI de toda a criação. Deus é o Primeiro e o Último. Não existe nenhum outro Deus além do SENHOR (cf. Is 44:6).

 

2. FILHO

Segundo a carne, JESUS CRISTO descendente de Davi, é FILHO. (cf. Rm 1:3); em contrapartida, segundo o Espírito, ELE é Deus. Veja algumas das inúmeras afirmações bíblicas a respeito desta verdade:

  • Mt 1:23 – “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).”;
  • O Verbo se fez carne e habitou entre nós – Confira Jo 1:1-14;
  • Deus se manifestou na carne – Confira 1Tm 3:16
  • O Senhor Deus Todo-Poderoso que esteve morto, mas que está vivo pelos séculos dos séculos – Confira Ap 1:8-18.

Por isso, o Senhor JESUS testemunhou dizendo: “Quem me vê a mim, vê o Pai” (Jo 14:9); e “Eu e o Pai somos um.” (Jo 10:30).

 

3. ESPÍRITO SANTO

O ESPÍRITO SANTO não é a terceira pessoa da suposta Trindade e  sim a manifestação do Espírito de Deus (o Criador), e do Cristo ressuscitado, que vem habitar no coração e na vida de todos os homens obedientes ao evangelho. O ESPÍRITO SANTO é o Consolador. “Aliviar o sofrimento do homem” não é o único papel do ESPÍRITO SANTO, mas também de tranquilizar, encorajar, orientar, vivificar, entre outros, como é perfeitamente expressado em Rm 8:11 – “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dente os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.” Por Sua própria natureza, Deus é Espírito (cf. Jo 4:24).

 

JESUS CRISTO é o Único Deus

profecia

clique para ampliar

Deus é Espírito. Espírito não tem corpo, ou seja, não tem carne, ossos, nem sangue.

Para cumprir a Sua própria palavra (“Fora de mim não há salvador” – Is 43:11), mas sem contrariar a Lei (“sem derramamento de sangue não há remissão” – Hb 9:22), Deus, o Pai que é Espírito, se fez carne (FILHO), nascendo de mulher. O anjo testemunhando este fato, disse: “[…] Hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2:11).

Hebreus 1:3 refere ao Senhor JESUS como “a expressão exata de Deus”. Por isso, Não fique surpreso com a declaração do Senhor JESUS: “Quem me vê a mim, vê o Pai” (Jo 14:9)