Traumas emocionais

Traumas emocionais são ocasionadas por bloqueios emocionais que podem ser interpretações distorcidas de alguma situação desagradável do passado: situações extremamente estressantes como o abandono, acidente, rejeição, maus tratos, abusos, e até superproteção são alguns exemplos. Esses históricos ficam gravados na mente humana, principalmente quando criança, porque é  nessa fase que se dá grande parte do desenvolvimento emocional humano. As reações às emoções traumáticas vividas anteriormente podem vir à tona, mesmo na vida adulta, com crises de fobia, ira, choro, ou simplesmente repetições inconscientes de procedimentos vivido na infância. Daí o dito popular como: filho de peixe, peixinho é; ou advertência como: vê  se cresce!

 

Talvez, possamos imaginar como um árbitro no coração que tira do seu bolso um cartão vermelho e interrompe o jogo todas as vezes que surge um lance classificado como proibido no manual pré-formulado do subconsciente para preservar o indivíduo de possíveis situações de desconforto, agindo como mecanismos de defesa. Em poucas palavras, quem tem trauma emocional tende a agir descontroladamente diante de certas situações.

Reveja: a fé não pode ser meramente emocional

 

No Último Dia, o reto Juiz, o nosso Senhor se assentará no Seu trono para julgar todos os homens. Não seremos julgados pelo nosso peso, gordura abdominal, barba mal feita, ou outras coisas desse tipo, mas a Bíblia é clara em dizer que seremos julgados segundo as nossas obras, que são resultados dos estímulos da nossa mente e do nosso coração. O SENHOR sonda mentes e corações:

“Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.” (Jr 17:10)

 

A salvação vem do Senhor

Quem crê no Senhor JESUS se torna uma nova criatura. Como diz a Bíblia, “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2Co 5:17)

“Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” (Jr 31:33)

 

E, assim, removidas as rugas dos nossos pecados pelo novo nascimento em Cristo, agora podemos nos santificar e esperar a volta do nosso Rei JESUS.

“Para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” (Ef 5:27)

 

Aleluia, amém!