Tenha um ano abençoado

Estamos já na segunda metade da década. Como o tempo passa! Como passou rápido o ano de 2015! O que vocês fizeram? E o que vocês desejam conquistar neste novo ano?

 

Vou falar um pouco do Livro de Eclesiastes que foi escrito por Salomão, o homem mais rico e bem sucedido de toda a humanidade. O Livro de Eclesiastes, à primeira vista parece um livro deprimente, pois está escrito  no primeiro capítulo versículos 2 e 3:
“Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade.  Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?” 
 
No entanto, ao lermos cuidadosamente todo Livro de Eclesiastes, percebemos que a essência da mensagem é: a vida é única, passageira, por isso, vamos aproveitar bem a vida, na presença do SENHOR.
“De tudo o que se tem ouvido a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.” (Ec 12:13-14)
 
“Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade;  anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração agradam aos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas Deus te pedirá contas. Afasta, pois, do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade.” (Ec 11:9-10)
 
Juventude… jovens são todos aqueles que tem esperança, que tem sonhos. Há jovens de 50, 70, 80 anos; pessoas que ainda querem fazer muitas coisas na vida, que não cruzaram os braços nem perderam ânimo; estes são os jovens de Deus. Por outro lado, existem pessoas de pouca idade: 13; 15; 20; 30 e poucos anos, que não saem do seu quarto; não tem convivência com a sociedade, nem com o povo de Deus e muito menos com Deus. Algumas delas, infelizmente, já desistiram de viver! Outras, estão se atolando em vícios e em muitas outras coisas profanas que o mundo oferece. Isto é muito triste.

 

Não perca tempo na vida! Muitas pessoas dizem: a vida é minha; e faço o que eu quiser! Sim, a vida é sua; e faça o que você quiser! Aproveite bem a vida! Eu lhe desafio a realizar todos os seus sonhos, mas já vou lhe dizendo: sem JESUS, nada poderá fazer!
“Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele,  esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15:5)

 

A vida  é única e com Cristo é maravilhosa, pois ela é um grande presente de Deus a cada um de nós.
Outro dia peguei uma calculadora para fazer uma conta e cheguei a conclusão de que vivi mais de 17500 dias, ou seja, isto dá mais de 580 meses! Será que eu vivo mais o mesmo tempo aqui na terra? Multiplique a sua idade por 2, e veja se você ainda estará por aqui; claro, se o SENHOR JESUS ainda não tiver vindo na Sua glória. Tranquilo? Então… se multiplicar por 3, você diria o mesmo? E por 4, 5, 6…?

 

Eu comecei a servir a Deus no ministério com 22 anos de idade. Eu me lembro que naquela época, muitas pessoas diziam: Mas você é tão novo! Quantos anos você tem? Você deveria aproveitar mais a tua juventude (quando as pessoas do mundo dizem assim, entenda: o jovem tem que frequentar bailes, sair com amigos, beber, cantar, dançar, pular…). Isso não é aproveitar a juventude, e sim, desperdiçar! Lembre-se da Palavra:
“Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.” (Gl 6:7-8)

 

E o tempo vai passando, e já passei do dobro da idade que eu tinha quando comecei a servir ao Senhor. E não me arrependo de ter começado cedo, pois conforme a promessa do Senhor, o que semeei cedo, estou colhendo cedo, e ainda dá tempo para semear mais e mais, e consequentemente, colher mais!

 

E você? O que está semeando? E o que está colhendo? Que ninguém fique lamentando da vida apenas pensando, pensando e pensando, pois o tempo está passando.

 

A fé sem obras é uma fé morta. Quando temos planos aprovados por Deus, no começo pode parecer difícil, mas logo o Senhor se manifesta para fazer maravilhas. Veja o caso de Moisés em Êx 14:15 que diz:
“Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.”
 
Moisés e os filhos de Israel estavam de frente para o Mar. É óbvio que eles não podiam fazer nada e é por isso mesmo que Moisés orou perante o SENHOR, mas a resposta foi como está acima. Isso prova que na fé, devemos orar sim! Oração é fundamental; porém deve ser seguida de ação.

 

IMG_3392

Abr 2015 – Cruzando a linha internacional da data

Tenha objetivo e saiba o que você quer na vida. Se você não sabe o que quer, a oportunidade vai e volta, vai mas você não será capaz de agarrar a oportunidade. As palavras escritas em Eclesiastes capítulo 3: “Há tempo para tudo”, não são desculpas para cruzar os braços e ficar esperando acontecer; mas está dizendo  para discernir o tempo: existe tempo certo para plantar? Então procure saber quando e não perca a oportunidade. Saiba aproveitar o tempo que o Senhor te deu.

“O coração do sábio conhece o tempo e o modo” (Ec 8:5)

Se há algo que você não sabe fazer, aprenda. É tão bom aprender coisas novas; por isso, não desista logo no começo dizendo: não sei.
“Ouve o conselho e recebe instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir.” (Pv 19:20)
 

DSC_0357

Nov 2015, rumo a Dubai

“Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” (1Tm 1:7). Você precisa ir a algum lugar onde nunca esteve antes? Sempre tem a primeira vez.  Há aqueles que pensam: Nunca fui para tal lugar, tenho medo, por isso não vou ; por outro lado há aqueles que pensam: nunca fui para tal lugar, sou curioso, por isso mesmo eu vou. Qual o seu estilo?