Tanque de Betesda

Este reservatório ou tanque com área geral de 46m x 92m foi encontrado durante escavações em 1888, e ficava ao lado norte da antiga Jerusalém.

 

“Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos esperando que se movesse a água. Portanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse.” (Jo 5:3-4)

 
ISRAEL josh 009Dentre inúmeros enfermos que ali estavam, encontrava-se um paralítico que estava naquela situação há 38 anos. JESUS, o nosso Senhor, chegou em Betesda, dirigiu-se ao homem e perguntou: “Queres ser curado?”

 

JESUS sabe muito bem dos nossos problemas, sofrimentos, tristezas, dores… mas mesmo assim, nos pergunta. Parece uma pergunta com resposta óbvia, pois num lugar como aquele, quem não iria querer ser curado? Ora, todos os que estavam lá buscavam a cura. Portanto, a resposta poderia ser bastante simples: SIM; porém o que o Senhor ouviu não foi um SIM, nem um NÃO; mas um breve blá-blá-blá. 

Muitas vezes, as pessoas estão tão fracas e descrentes a ponto de se conformarem com certas situações: congregam, oram, leem a Bíblia, mas quando o Senhor JESUS lhes faz uma simples pergunta, tornam-se incapazes de lhe responder; ficam em dúvida por estarem tão acostumadas com situações difíceis, e até parece que aprenderam a gostar delas. Você já notou que a conversa entre alguns enfermos parece uma competição de histórias de dores, sofrimentos, médicos que não conseguem acertar, exames, preços de remédios, dietas, receitas… como se fossem virtudes?

“Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus.” (Sl 14:2)


Quando esquecemos de buscar o Senhor, por causa do comodismo (o ser humano se acostuma com qualquer situação), ficamos incapacitados de responder até às perguntas mais simples: sim ou não? quer ou não quer? vai ou fica? A fé de um indivíduo assim fica literalmente paralisada.

“A língua dos sábios derrama o conhecimento, mas o coração dos insensatos não procede assim.” (Pv 15:7)
 

Todos os dias o Senhor nos pergunta: “Queres ser curado?” Nesta simples pergunta, estão contidas muitas outras como:bethesda

  • Queres ser salvo?
  • Queres ser purificado?
  • Queres ser santificado?
  • Queres dar testemunho?
  • Queres ser capacitado para as obras de Deus?
  • Queres ser fortificado espiritualmente?
  • Queres ser consagrado? 
  • Queres ser meu discípulo?…


Há pessoas que querem certas coisas, mas ao mesmo tempo, não as querem; isto é, não sabem o que querem. Querem largar os seus vícios, mas na verdade gostam delas; querem ser curadas das suas enfermidades, mas não querem servir ao Senhor; não querem assumir o compromisso com o Autor da nova vida, preferindo continuar naquela já tão acostumada e precária situação. 
Saibam, irmãos, que não é isto que o Senhor deseja. Por isso, Ele deu ordem àquele paralítico e o capacitou à obra de Deus. O Senhor JESUS, rico em amor e misericórdia, ordenou que o homem se levantasse e tomasse o seu leito para andar; e imediatamente assim se sucedeu.

“[…] Levanta-te, toma o teu leito e anda” (Jo 5:8)

Aquele paralítico sabia que jamais poderia andar com suas próprias forças; mas ao obedecer a palavra do Senhor JESUS, como  Naamã e Simão, operou-se maravilha na sua vida. ISRAEL josh 012
 
“Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes. Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes.” (Lc 5:5-6)
 
Portanto não se limite aos meros pensamentos humanos, mas entregue-se totalmente ao Salvador JESUS. Ele capacitará a todos  que prontamente o buscarem, para a Sua glória. Amém.
 
“Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades.” (Sl 103:2-3)



E você, o que lhe impede de dizer SIM ao Senhor JESUS?