Taça? Para quê?

louvre

Imagem de Niké – Louvre, Paris

Começou a Copa do Mundo no Brasil e daqui a dois anos, teremos os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. É a oportunidade para muitos atletas que se sacrificaram durante anos a buscarem medalhas e troféus vibrando com a Victória (por que não vitória? Você entenderá mais adiante).

 

A mulher com asas nas medalhas, nos troféus e nas taças representa a deusa grega Niké (a forma latina é Nice e em inglês Nike); a correspondente romana era deusa Victória. A mitologia considerava este ser imaginário deusa da vitória, do triunfo e da glória. Nos pequimJogos Olímpicos de Verão é obrigatória a cunhagem de sua figura nas medalhas.

 

Depois que a Taça Jules Rimet foi furtada, a FIFA alterou o desenho da taça para o design atual onde vemos dois atletas de braços abertos comemorando a vitória (ou será Victória?) e um globo. De toda forma, a criatividade do Inimigo é grande; a idolatria está em todos os lugares: mariolatria, patriolatria, futebolatria …

jules rimet“Agora, pecam mais e mais, e da sua prata fazem imagens de fundição, ídolos segundo o seu conceito, todos obra de artífices, e dizem: Sacrificai a eles. Homens até beijam bezerros!” (Os 13:2)

 

Rolls-Royce

Rolls-Royce

Se o homem se descuidar, de certa forma, os troféus, taças e medalhas acabam ocupando lugar de ídolos abominados pelo SENHOR. Gestos voluntários ou não de beijar, erguer, exibir e depositar esperança ou lembrança a tais objetos são algumas das características expressas da idolatria. Em nada se difere de ganhar uma imagem pagã de gesso banhada a ouro, beijá-la e erguê-la e depois guardá-la num lugar de honra, como se fosse num altar. Hoje, depois de dois milênios, ninguém mais idolatra a Niké dos gregos, porém troféus, taças, e medalhas continuam representando a ambição da conquista humana atribuída aos deuses estranhos.

 

 

Toda honra e glória deve ser tributada somente ao SENHOR

mutley

Sinceramente, qual a utilidade destes prêmios senão para a honra própria ou a deuses pagãos?

Homens de Deus louvavam ao SENHOR antes, durante e depois das batalhas:

“Não confio no meu arco, e não é a minha espada que me salva.  Em Deus, nos temos gloriado continuamente e para sempre louvaremos o teu nome.” (Sl 44:6 e 8)

 

Lembremo-nos, porém, que Gideão (Jz 8:27) após vencer a batalha contra os midianitas, fez uma estola sacerdotal, a qual diz a Bíblia, veio a ser uma armadilha a ele e à sua família, porque a estola se tornou um objeto de idolatria. Parece um absurdo, porém é o que continua acontecendo atualmente em vários aspectos, como no caso do capacete de famosos pilotos de F1, canetas de presidentes, guitarras de músicos, bolas e camisetas autografadas, etc. A tendência de tudo isso é se tornar objeto de idolatria.

 

efeso

Imagem de Nike encontrada em Éfeso

Éfeso

Nas ruínas da antiga cidade de Éfeso foram encontradas várias imagens de Niké. Daí, percebemos o porquê do zelo e do encorajamento na mensagem dirigida aos primeiros cristãos efésios na luta contra a idolatria e o pecado:

“Ele [Jesus Cristo] vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.” (Ef 2:1-3)

 

No Século II d.C., foi realizado um concílio ecumênico na cidade de Nicéia (atual Iznik, na Turquia), onde os bispos convocados pelo imperador romano Constantino formularam a deturpada doutrina da trindade. Esse concílio se denominou Concílio de Nicéia.

 

O que devo fazer com as minhas condecorações?

O problema da idolatria não está propriamente nas imagens de escultura ou pinturas, mas no sentimento humano em venerar algo, alguém ou representação deste alguém. Portanto, se ao ver as suas condecorações, (mesmo que seja o seu tênis da NIKE, um luxuoso Rolls-Royce, ou até mesmo o seu salário conquistado com muito esforço) você sente orgulho, amor, respeito ou coisas semelhantes, é bom se cuidar; porém, se estes objetos não despertam tais sentimentos em você, nem nos demais, não há problema; pela palavra de Deus e pela oração, é santificado. (1Tm 4:5)

Veja: http://www.youtube.com/watch?v=vk1CyRoG-6c