Tabagismo

Você não irá achar alguma referência direta ao tabagismo na Bíblia, porque o hábito de tragar fumaça era costume peculiar dos ameríndios. O tabagismo foi introduzido na Europa a partir do contato dos primeiros navegadores com os índios, e então se espalhou para os demais continentes.

 

Quando os primeiros navegadores chegaram às Grandes Antilhas* (isso explica a tradição por charutos naquela região) trocaram costumes que se revelariam mortais ceifando milhões de vidas em alguns séculos: Enquanto os europeus adquiriam dos índios o hábito de fumar, os índios, por sua vez, adquiriam o trágico hábito de consumir álcool. *Antilhas: hoje corresponde a Cuba, Haiti, República Dominicana, Jamaica  e Porto Rico.

 

As várias tribos indígenas do continente americano já fumavam, cheiravam e mascavam a folha de tabaco. A planta significava uma ligação com os espíritos e era usada somente por líderes religiosos em rituais de magia e curandeirismo, em alguns casos entrando em transe. Daí a presença de entidades como índios ou caboclo com cachimbo em rituais afro-americanos.

cachimbo

Rituais religiosos indígenas

 

 

Os colonizadores portugueses levaram do Brasil amostras de fumo ao rei de Portugal. Na corte, a planta chamou a atenção de Jean Nicot, embaixador francês em terras lusitanas que tratou de levar a novidade à rainha Catarina de Médici em 1560. Em pouco mais de cinco décadas, este vício já havia tomado toda a Europa – da nobreza a classes mais simples.
Nicotina

Jean Nicot

 

O embaixador Nicot acabou emprestando o seu sobrenome para o nome científico “Nicotiana Tabacum”, assim como da substância “nicotina”.

 

O tabagismo se tornou numa catástrofe causando milhões de morte nos séculos seguintes. A Organização Mundial de Saúde estima que o fumo irá matar 1 bilhão de pessoas neste século.

 

Pare de fumar

Os ministérios da saúde de todo o mundo tem alertado sobre o perigo do hábito de fumar. Todos são unânimes em dizer que fumar é prejudicial à saúde. Embora não haja nenhuma referência direta ao tabagismo na Bíblia, a palavra do Senhor diz:
“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” (1Co 6:19-20)

 

“[…] O corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor, e o Senhor para o corpo.” (1Co 6:13)