Sexualidade precoce

Alguns jovens da igreja queixam-se do pai incrédulo, ou neófito que os constrange incentivando e orientando à uma vida sexual precoce, “para se tornar experiente”, com uso de métodos anticoncepcionais, etc; e mães que dão conselhos do tipo: se não der certo, troca de namorado(a), ou de marido/esposa. Parece que certos pais  sentem orgulhosos ao verem os seus pimpolhos já adultos, ou entrando na fase adulta, acompanhados de alguém, sem se importar muito quem é esse alguém; ou talvez, este comportamento seja uma forma de os pais justificarem a própria promiscuidade. Tais atitudes tornaram-se bastante comuns atualmente, principalmente com o impulso que vem da mídia, e isto prova como os próprios pais estão perdidos. É a geração “sexo, drogas e rock’n’roll” educando os seus filhos. Isto é lamentável e não condiz com a vida cristã; é estupidez, nitidamente ligada à vida mundana. A sexualidade precoce não se trata somente de casos entre os adolescentes, mas também de relações íntimas antes do casamento.

 

Certamente, você já deve ter ouvido os adultos dizerem às crianças, algo como “quantas namoradinhas você tem?”. A própria sociedade desde cedo ensina aos meninos que o adultério é normal, e as meninas a serem sensuais.

 

O Livro dos Provérbios é um Livro de Deus para o Seu povo e/ou do pai para o filho, onde repetidas vezes aparece a expressão: “Filho meu”, seguida de conselhos.

“Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe.” (Pv 1:8)

 

“Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos e o teu coração guarde os meus mandamentos.” (Pv 3:1)

 

“Filho meu, atende a minha sabedoria; à minha inteligência inclina os ouvidos.” (Pv 5:1)

 

“Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti os meus mandamentos.” (Pv 7:1)

 

Ah, se todos tivessem um pai que dá conselhos como esses! Mas nós temos!

Reparamos que o nosso Pai celestial é bastante preocupado com a educação dos filhos. ELE fala de metas a seguir na vida, proclama bênçãos; dá conselhos religiosos, morais, financeiros; e claro, fala também sobre sexualidade. Vemos, por exemplo, ainda no começo do livro, o PAI aconselhando ao filho a FUGIR da imoralidade e saber dizer NÃO à vida sexual precoce; e muita prudência para não se perder no caminho errado, pois o seu fim pode ser o inferno:

“Porque  os lábios da mulher adúltera destilam favos de mel, e as suas palavras são mais suaves do que o azeite; mas o fim dela é amargoso como o absinto, agudo, como a espada de dois gumes. Os seus pés descem à morte; os seus passos conduzem-na ao inferno.” (Pv 5:4-5)

 

Você não precisa estar necessariamente casado (a) para cometer adultério. Adultério é envolvimento com o falso; com aquele que não quer compromisso sério; ou seja, só quer brincar, ficar, enganar, pecar e fazer pecar. É prostituto(a) (cf. Pv 7:10).

“Afasta do teu caminho da mulher adúltera e não te aproximes da porta da sua casa, para que não dês a outrem a tua honra, nem os teus anos a cruéis; para que dos teus bens não se fartem os estranhos, e o fruto do teu trabalho não entre em casa alheia; e gemas no fim de tua vida, quando se consumirem a tua carne e o teu corpo, e digas: Como aborreci o ensino! E desprezou o meu coração a disciplina! E não escutei a voz dos que me ensinavam, nem a meus mestres inclinei os ouvidos!” (Pv 5:8-13).

 

Sansão é um desses tristes exemplos: Consagrado a Deus desde o seu nascimento, Sansão buscou envolvimento com uma  mulher adúltera que o levou à ruína e à morte.

“O que adultera com uma mulher está fora de si; só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa.” (Pv 6:32)

 

“[…] Sem saber que isto lhe custará a vida.” (Pv 7:23)

 

Eu sou da opinião de que é “melhor só do que mal acompanhado”. A paixão cega os olhos e o coração é traiçoeiro, portanto, antes que comece a se envolver com uma pessoa qualquer, melhor é evitar certos terrenos pantanosos com areia movediça e esperar em oração o verdadeiro e sincero relacionamento, para constituir uma família feliz, até que a morte os separe.

 

lotusJovens, não tenham pressa, porque a pessoa certa, vem de Deus; e é com ela que você será feliz! Não queira se aventurar com quem não está realmente preocupado com você, pois quem fez a promessa é fiel (cf. Hb 10:23)

“A casa e os bens vêm como herança dos pais; mas do SENHOR, a esposa prudente.” (Pv 19:14)

 

“Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.” (Pv 31:30)

 

Pais, sejam responsáveis e saibam preparar os seus filhos queridos para o SENHOR. O Dia do SENHOR está chegando e todas as pessoas terão de apresentar perante o Grande Trono para serem julgadas cada um segundo as suas obras (cf. Ap 20:12).

“Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente.” (Dn 12:3)

 

“[…] Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.” (1Jo 2:14)

 

Leia:

Provérbios 5; Provérbios 6:20-35; Provérbios 7; Provérbios 9:13-18; Provérbios 14:1; Provérbios 31:10-31.