Seja batizado em nome de JESUS Cristo (At 2:38 )

O recebimento do batismo é uma questão muito importante. Na nossa breve existência terrena, nada trouxemos, e nada podemos levar. Afinal, para onde iremos quando chegar o momento da nossa partida deste mundo? JESUS nos ensinou:

“Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” (Mc 16:16)

 

Salvação e Condenação

Há quem diga que não acredita no inferno ou no lago de fogo, ignorando o que o próprio Senhor, Seus discípulos e profetas, sempre nos advertiram a respeito do terrível lugar reservado para os que não tiverem os seus nomes inscritos no Livro da Vida (Ap 20:15). Já a salvação é para os que são chamados pela graça para viver eternamente com o Rei JESUS Cristo.

 

Batismo

A palavra batismo vem do termo grego baptismos que significa lavar-se, submergir, mergulhar, e até sepultar. Pelo sentido da própria palavra, podemos então excluir a aspersão porque não pode cobrir inteiramente o batizado.

 

Este último é uma crença muito popular, mas não é bíblico – se faz molhando somente a cabeça. Ao conferirmos a Bíblia Sagrada, podemos notar que o Evangelho do Senhor JESUS nos salva.

“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, quem, porem não crer, será condenado.” (Mc 16:15-16)

 

Então, perguntamos: O que é evangelho?

Em 1Co 15:1-4, onde Paulo explica com poucas palavras: Evangelho é a morte de JESUS pelos nossos pecados, Seu sepultamento e ressurreição ao terceiro dia. Se retivermos este evangelho, seremos salvos. Isto significa que nós também devemos passar pela morte, sepultamento e ressurreição representados da seguinte forma:

  1. “Arrependei-vos” (At 2:38) – É a morte para o pecado; é morrer para o estilo de vida pecaminoso que não pode agradar a Deus, e nem condiz com a postura de um homem de Deus;
  2. “Cada um de vós seja batizado” (At 2:38) – O mergulho nas águas também significa sepultamento (cf. Rm 6:1-6), e assim como quando um cadáver é sepultado deve ser totalmente coberto de terra, o homem que desistir de servir ao pecado deve ser totalmente sepultado nas águas em Cristo JESUS. Certamente, você nunca viu alguém sepultado pela metade.
  3. “Quem não nascer de novo, não poderá entrar no reino de Deus” (Jo 3:5) – A ressurreição é o novo nascimento. Ao sair da água o batizado, já com os seus pecados todos perdoados passa a viver para a vontade de Deus.

Vários versículos nos ensinam a importância do batismo:

  • Mc 16: 15-16 – “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.”
  • Lc 24:47 – “E que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém.”
  • Jo 3: 5 – “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.”
  • At 2:38 – “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.”
  • At 2:41 – “Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.”
  • At 9:18 – “Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado.” (Conversão de Saulo)
  • At 10:48 – “E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo […]”
  • At 18:8  – “Mas Crispo, o principal da sinagoga, creu no Senhor, com toda a sua casa; também muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados.”
  • At 19:5 – “Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus.”
  • At 22:16 – “E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele.”
  • Gl 3:27 – “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes.”
  • Ef 4: 5 – Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo”.

Você precisa ser batizado para ser salvo. Leia Jo 3:5 e Mc 16:16, por exemplo. É muito importante você ser batizado da maneira bíblica. Na igreja em Jerusalém, Éfeso, Galácia, e em todas igrejas primitivas, as pessoas eram batizadas nas águas em nome de JESUS.

 

 

Batismo correto

Recebendo o batismo em nome de JESUS Cristo, estaremos verdadeiramente revestidos de Cristo (Gl 3:27) e unidos com Ele (Rm 6:5). Batismo correto é o batismo que a Bíblia nos apresenta: é o batismo nas águas ministrado em nome do Salvador JESUS Cristo. O Batismo feito em qualquer outro nome é nulo e sem efeito. Veja At 4:12 que diz:

“E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.”