“[…] Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; mas não quiseram ouvir.” (Is 28:12)



Sábado não é dia útil ou inútil? Trabalhar até meio-dia ou turno normal? Irmãos, o Sábado que o SENHOR nos deu não deve ser dia de descaso, mas de descanso.

Quando falamos em descansar, normalmente as pessoas imaginam estar deitado numa rede entre os coqueiros na praia, tomando um suco. Porém, o conceito de descanso bíblico não é este – veremos mais adiante.


Há quem relacione o descanso com preguiça ou ócio, por isso, algumas vezes é tão constrangedor pedir folga ou cobrar o chefe pelas férias vencidas. Quem consegue um descanso nessa situação poderá se sentir culpado em sair de férias enquanto os colegas continuam trabalhando duro.

Esse tipo de comportamento e situação gera estresse, e o estressado pode descansar fisicamente, mas nunca mentalmente.

Ora, a mente é o espírito. O trabalho duro faz o homem prosperar, e isso é bom; porém o trabalho contínuo sem descanso espiritual, faz a mente se esgotar e ficar exausta, destruindo a si mesmo. O que adianta construir o mundo e se destruir?



 

O homem não pode, nem deve viver longe de Deus

Por este motivo o SENHOR Deus, que é Sábio Criador constituiu o último dia semanal como dia de descanso. O descanso segundo Isaías 58, é trabalhar para o SENHOR; assim, no final do dia de sábado você pode sentir o grande benefício que isto faz ao seu espírito, um verdadeiro refrigério.

Ao anoitecer, você se deita no seu leito e diz: hoje fui à Casa do Senhor, orei, louvei, aprendi, e visitei os doentes, orei por eles, ajudei as pessoas e fiz as minhas obrigações espirituais!

 

Bom descanso, bom sábado!