Tomé, um dos doze discípulos do Senhor, é bastante lembrado pela sua incredulidade. Foi ele quem disse aos demais discípulos que afirmavam ter visto o Senhor Jesus ressuscitado:
“[…] Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei.” (Jo 20:25)

 

Oito dias depois, veio Jesus; dirigiu-se a Tomé e disse para por o seu dedo e ver as Suas mãos, e, ainda, convidou-o para por a mão no Seu lado; ao que respondeu Tomé:
“[…] Senhor meu e Deus meu!” (Jo 20:28)

 

Tomé era judeu; e todo judeu aprende o SHEMÁ ISRAEL desde criança.
O que é SHEMÁ ISRAEL?
SHEMÁ significa “ouve” ou “escute” e se refere à profissão de fé do judaísmo que lemos em Dt 6:4:

 

“שמע ישראל י-ה-ו-ה אלוהינו י-ה-ו-ה אחד”
Transliteração: (Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad) 
Tradução: “Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.”

 

Tomé sabia da existência de um único Senhor que é Deus. A resposta de Tomé a Jesus não foi uma exclamação, mas uma afirmação. Tomé vendo o Senhor Jesus ressuscitado bem a sua frente, proferiu o SHEMÁ ISRAEL: Senhor Jesus, tu és o nosso único Senhor e Deus! 
Reparem logo a seguir que Jesus confirmou a declaração do discípulo dizendo:
“[…] Porque me viste, creste? Bem aventurados os que não viram e creram.” (Jo 20:29)

 

No dia em que Deus Jesus Cristo se manifestar, talvez, tardiamente, muitos trinitaristas se surpreenderão e, assim como Tomé declararão a verdade bíblica.
O semelhante aconteceu com Saulo que era fariseu, filho de fariseu, doutrinado aos pés de Gamaliel. Este, quando se dirigia a Damasco, caiu por terra quando subitamente uma luz brilhou do céu ao seu redor e ouviu uma voz que lhe dizia:
“Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? […]” (At 9:5)

 

Saulo, pelo seu histórico, sabia muito bem que um só é o Senhor, que é Deus, razão pela qual perseguia os cristãos, pois não admitia um outro Senhor além de Deus. Saulo, naquele instante compreendeu que, de fato, Um só é o Senhor” e esse Senhor é Jesus.
“E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues” (At 9:5)

 

Jesus é o Único Deus. Todos os apóstolos e os profetas entenderam e creram nesta verdade. Nós também! Aleluia! Por isso o apóstolo Pedro escreveu:
“Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso  Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória,  tanto agora como no dia eterno.” (2Pe 3:18)