Redes sociais na vida cristã

Em pouco tempo as redes sociais tornaram-se grandes ferramentas de trabalho, de estudo e também de entretenimento na vida moderna, a ponto de serem alvos de estudo nas faculdades de antropologia, sociologia, psicologia e outras disciplinas. Isto demonstra uma preocupação cada vez maior da influência do meio virtual no comportamento humano em todos os sentidos.

Todo cristão é livre para navegar na internet, fazer novas amizades e expressar as suas ideias; no entanto, não podemos nos esquecer que somos um povo que outrora vivia nas trevas, mas pela misericórdia do Senhor e Salvador Jesus Cristo, fomos feitos cidadãos do céu, luz do mundo, e sal da terra; portanto, temos por obrigação andar dignamente perante o nosso Salvador.

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2 Tm  2:15)

 

A nossa fé não pode ficar apenas entre as quatro paredes das nossas igrejas ou casas. Como eleitos de Deus temos que levar o Evangelho a toda criatura, seja na igreja, em casa, na rua, na internet;  importa que o evangelho seja pregado (Mc 16:15)

“Sede, pois,  imitadores de Deus, como filhos amados” (Ef 5:1)

 

‘[…] A  palavra de Deus não está algemada.” (2Tm 2:9)

 

As observações que faço hoje são coisas óbvias que todos sabem, ou pelo menos deveriam saber, no entanto, tenho notado um certo descontrole na vida virtual de muitos que se dizem cristãos mas que deixam o inimigo agir. Por isso, procuro abordar com clareza e objetividade sobre o uso dessa ferramenta da vida moderna que tanto pode ser útil para a edificação como pode ser uma ferramenta contaminante e destrutiva. Assim como Paulo admoestou a igreja, faço o mesmo aqui, certos que devemos nos aperfeiçoar para o desempenho da  edificação do corpo de Cristo, dando bons testemunhos (cf. Ef 4:12)

“Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar; pelo contrário, para vos admoestar como a filhos meus amados.” (1Co 4:14)

 

Leia o que você escreveu

Faça uma revisão antes de publicar o seu artigo. Além de evitar erros grotescos de ortografia, você poderá refletir melhor no que está postando. Lembre-se que uma vez publicado, dificilmente será deletado: As suas mensagens e fotos poderão ser arquivadas pelo receptor mesmo que você se arrependa e as exclua posteriormente.

 

Tudo que fala de deus não é bom

EnsineEstaTriplaVerdade

Clique para aumentar

Procure saber de que deus estão falando antes de partir para Ctrl c / Ctr v, Compartilhar ou Curtir – Você vê algo interessante no seu monitor, e logo copia e cola ou compartilha na sua página social; isso é  fácil, contudo, mesmo sendo bonitas, não postem nem compartilhem mensagens de doutrinas contrárias ao Evangelho do Senhor Jesus. Veja bem quem é o autor da mensagem. Cuidado com as mensagens subliminares – Curtir, na linguagem web é aprovar. Não vá curtindo qualquer coisa que você vê superficiamente só para agradar um amigo que lhe enviou algo, cuidado para não se fazer cúmplice do que o Senhor não aprova.

 “A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro.” (1Tm 5:22)

 

Curriculum Vitae

As suas páginas na rede podem servir de “cartão de visita” ou “curriculum vitae” ao procurar um emprego. O seu perfil e caráter, bem como o nível cultural e intelectual poderão ser avaliados por profissionais mesmo antes de entrevistas para empregos.

“Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” (2Co 13:5)

 

Exclua do seu contato e rol de amigos indivíduos que declaradamente negam o Evangelho do Senhor. Se os discípulos tivessem Facebook, certamente não clicariam “curtir” para Judas Iscariotes, tampouco Alexandre, o latoeiro (2Tm 4:14) estaria na lista de “amigos” de Paulo.

“Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei” (2Co 6:17)

 

  “Evita o homem faccioso, depois de admoestá-lo primeira e segunda vez, pois sabes que tal pessoa está pervertida, e vive pecando, e por si mesma está condenada.” (Tt 3:10-11)

 

Não envergonhe a igreja

Não compartilhe nem curta mensagens ou fotos imorais que não condizem com a nova vida em Cristo. Troca de carinhos, declarações de amor são coisas pessoais. Para isso use mensagem privada,  e-mail ou outra ferramenta semelhante. Casal que se relaciona somente virtualmente não tem vida conjugal segura. Da mesma maneira, familiares que moram numa mesma casa, mas que se falam mais virtualmente, estão perdendo a oportunidade de ter o convívio físico, o que é de suma importância para o caminhar na fé.

Semelhantemente, brigas, ofensas, piadas imorais, bem como fotos pessoais em trajes e poses inapropriados não se postam. Tudo isso prejudicará o seu testemunho.

“Tal testemunho é exato. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sadios na fé” (Tt 1:13)

 

A internet, por ser rede pública, está ao alcance de todos, inclusive de nossos pastores e irmãos de outras localidades do mundo.

“[…] Que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso […]” (1Tm 2:9)

 

“[…] Ou menosprezais a igreja de Deus e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos ei? Nisto, certamente, não vos louvo.” (1Co 11:22)

 

“Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior.” (2Tm 2:16)

O que está acontecendo com as igrejas?

Vocabulário de baixo calão e excesso de gírias, fotos sensuais de moças e jeito malandro dos rapazes  – Parece que não há necessidade de falar sobre isso, porém, é o que mais observo entre os internautas cristãos. Fotos de pessoas que se dizem membros do corpo de Cristo com caneca de chopp, cigarros, no meio de jogos de azar, participando de festas mundanas, fantasiados de anticristo, fazendo chifrinhos na cabeça alheia ou até sinal satânico com as mãos.  Usam linguagens do mundo, com posturas do mundo, demonstrando total amor ao mundo. Qual a diferença destes que se dizem convertidos com os que vivem nos prazeres do mundo?

“Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.” (Cl 3:5-6)

Vamos valorizar o sangue de Jesus e que sejamos canais de glorificação ao Seu Nome e não motivo de escândalo!

“Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência, linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito.”  (Tt 2:7-8)

O que você está seguindo?

No perfil das páginas de alguns (que se dizem) cristãos está: Seguindo – Jogos online Diablo 3, celebridades da TV, Big Brother; Preferência musical: funk, banda Sepultura… Digo mais uma vez, não envergonhemos a igreja do Senhor da qual somos membros.

“Como, vendo isto, te perdoaria? Teus filhos me deixam a mim e juram pelos que não são deuses; depois de eu os ter fartado, adulteram e em casa de meretrizes se ajuntaram em bandos; como garanhões bem fartos, correm de um lado para outro, cada um rinchando à mulher do seu companheiro. Deixaria eu de castigar estas coisas, diz o SENHOR, ou não me vingaria de nação como esta?” (Jr 5:7-9)

 

Vale lembrar: Você pode gostar de esporte e ter um time favorito para torcer, porém evite gloriar um time em detrimento do adversário; isto vale também para partidos políticos, algo ou alguém.  A glória pertence somente a Deus.

“[…] Ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro.” (1Co 4:6)

 

“Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina” (Tt 2:1)

Não estou propondo uma comunidade exclusivamente evangélica. É claro que você pode usar a internet para se comunicar, fechar negócios, pesquisar, estudar ou até postar algo relacionado com a sua profissão. Falo aqui da postura que como povo eleito devemos ter em quaisquer situações. Fuja das paixões da mocidade (2Tm 2:22) ciente que de tudo o SENHOR pedirá contas (Ec 11:9). 

 

Tempo perdido

Não invista em coisas sem proveito. Use o seu tempo e o computador para edificação própria e dos seus amigos para dar fruto no Caminho.

“O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios.” (Pv 20:19)

 

Fotos 

Não publique fotos de seus amigos sem a devida autorização. Pode ser constrangedor.

Procure não postar fotos ou comentários de pessoas que não tiveram casamento bem sucedido, já com novos parceiros – o que é antibíblico, principalmente se você conhece ambos os lados. Pode ser entendido como provocação e no mínimo machucará o coração mais sensível.

 

Responda educadamente os e-mails enviados quanto antes possível

a não ser que você esteja realmente impossibilitado de acessar internet por algum motivo; ou queira desprezar o remetente. Isso vale aos telefonemas e recados também.

Muito tempo isolado em frente a um computador pode deixar o ser humano rude e insensível. No convívio social físico muitos internautas não tem assunto, nem boas maneiras, porque simplesmente não aprenderam; e quando se sentam em frente a um computador, passam a ter uma falsa sensação de liberdade, privacidade, imunidade e autoridade. Poder conversar olhando nos olhos da pessoa, com devido afeto e atenção é muito importante.  Isto se chama convívio, o que é de suma importância no caminhar na fé.

“E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos.” (Mt 24:12)

 

Literatura e fotografia também são artes. Utilize-se dessas artes para se expressar melhor e transmitir graça aos que lhe cercam.

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” (Ef 4:29) 

 

Não se envolva em más conversações:

“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. Tornai-vos à sobriedade, como é justo, e não pequeis; porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus e isto digo para vergonha vossa.” (1Co 15:33-34)

 

A repreensão é necessária. Leia e medite nas Palavras de 2Timóteo, do começo ao fim: Paulo dá poderosos conselhos aos jovens que buscam andar no Caminho Santo para a glória de Deus.

Se você entendeu estas admoestações, clique em curtir e compartilhe.

Pastor Daniel Shinjo