IESJ
Por que devemos ter os pés lavados? (Jo 13)

Por que devemos ter os pés lavados? (Jo 13)

O ato de lavar os pés é uma ordem dada pelo nosso Senhor JESUS CRISTO. Em João 13 está escrito minuciosamente a esse respeito. Na Sua última ceia, o Senhor levantou-se, tirou a sua veste de cima, cingiu-se com toalha, pôs água na bacia e nela lavou os pés dos seus discípulos, um a um, num grande gesto de amor e humildade; dando exemplo não somente aos discípulos, mas a todos nós dizendo:

“[…] Também vós deveis lavar os pés uns dos outros. “ (Jo 13:14)

 

É perfeitamente compreensível um escravo lavar os pés do seu senhor; ou o discípulo do seu mestre; porém, a experiência que os discípulos tiveram naquela noite foi exatamente oposta aos padrões do mundo: JESUS que é o Mestre e o Senhor, humildemente lavou os pés dos seus discípulos.

“Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve.” (Lc 22:26)

 

JESUS despojou de suas vestes e serviu Seus discípulos. O Criador se inclinou diante de Suas criaturas para lavar a parte mais humilde de seus corpos. Ainda hoje, em muitos países da Ásia, as plantas dos pés são consideradas uma das partes mais repudiadas do corpo:

Também nunca mostre a sola dos sapatos ao cruzar as pernas, estará assim, insultando o seu anfitrião pois a sola é a parte mais baixa do corpo, portanto a mais suja. (Manual do viajante – Oriente Médio)

 

 

Por que devemos ter os pés lavados?

O homem não pode compreender os mistérios de Deus enquanto não chegar o tempo certo, e se não lhe for revelado. Quando o Senhor se aproximou com a bacia para lavar os pés de Pedro, este imediatamente recusou o ato divino; talvez por ser um homem mais vivido, Pedro tenha ficado constrangido em ver o Mestre lavando os pés dos discípulos. Nisto, o Senhor respondeu:

“O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois.” (Jo 13:8)

 

O lavar os pés não é mero ato simbólico, pelo contrário, é um mandamento do Senhor de suma importância na fé relacionado com a nossa salvação. Nas palavras do Senhor proferidas a Pedro há um mistério revelado: A quebra de relações com o Satanás. O Senhor JESUS CRISTO disse:

“[…] Se eu não te lavar, não tens parte comigo.” (Jo 13:15)

 

Pedro ouvindo isto, assustou-se e pediu a JESUS para que lavasse as suas mãos e a cabeça (Jo 13:9), mas o Senhor lhe respondeu imediatamente que isto não é necessário para quem já havia se banhado (Jo 13:10). A palavra do Senhor “O que se banhou” refere-se ao crente que foi lavado e purificado no sangue de JESUS. Os pés dos que abandonaram este mundo perverso e corrompido (At 26:18) devem ser lavados em obediência ao Senhor a fim de caminhar definitivamente na verdadeira salvação.

 

Através do novo nascimento da água e do Espírito (Jo 3:3-5) é que os nossos pecados são lavados e perdoados; o Espírito Santo nos revela as maravilhas de Deus e passamos a compreender os Seus mistérios; e, através do ato de lavar os pés, ELE prepara os nossos pés para andarmos no caminho da justiça do Seu Reino.

“Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.” (1 Co 12:13)

 

 

A vida após ter os pés lavados

Mantenha seus pés sempre limpos – Ter os pés lavados e limpos significa abandonar o caminho tortuoso (cf. Ez 18:25-28) e comprometer-se a andar nas pegadas de JESUS.

“Também o SENHOR dará o que é bom, e a nossa terra produzirá o seu fruto. A justiça irá adiante dele, cujas pegadas ela transforma em caminhos.” (Sl 85:12-13)

 

Sigamos os passos do nosso Salvador rejeitando toda e qualquer influência do pecado. Até que ELE venha, andemos dignamente (cf. Rm 13:13-14), detestando o mal e apegando-nos ao bem (cf. Rm 12:9) e anunciando o evangelho à todas as pessoas do mundo (cf. Mc 16:15-18); pois logo todos teremos que prestar contas de si mesmo a Deus (cf. Rm 14:12).

“Que formosos são sobre os montes os pés dos que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!” (Is 52:7)

 

O Senhor deseja que andemos em obediência, observando as Suas Palavras que é lâmpada para os pés e, luz para os caminhos dos crentes (cf. Sl 119:105). Assim, pela graça e misericórdia divina, poderemos nos manter limpos, como disse o Senhor:

“Declarou-lhe Jesus: Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais, está todo limpo. Ora, vós estais limpos […]” (Jo 13:10)

 

 

Mantenha seus pés na igreja

JESUS disse que se não tivéssemos os nossos pés lavados, não teríamos parte com ELE (cf. Jo 13:15). Isso significa que agora, todos os que tiveram os seus pés lavados em nome do Senhor JESUS CRISTO tem parte com o Senhor; e são membros da igreja, que é corpo de Cristo. Assim, as Palavras do Novo e do Antigo Testamento harmoniosamente se cumprem para a glória do Senhor:

“Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.” (1 Co 12:27 – A unidade orgânica da igreja)

 

“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR. Pararam os nossos pés junto às tuas portas, ó Jerusalém!” (Sl 122:1-2)

 

Jerusalém era a cidade onde estava o Templo do SENHOR, e hoje, simboliza a igreja. Tenhamos sempre os nossos pés na igreja, em comunhão e compromisso com Deus e com os irmãos que abraçaram o evangelho.

 

 

Ande no amor de Cristo

O verdadeiro amor não é apenas um sentimento ou filosofia. Ao termos os pés lavados, recebemos o chamado do Senhor para compartilhar o Seu amor com todos os nossos semelhantes (cf. 1 Jo 3:18). Depois de lavar os pés aos discípulos, o Senhor lhes deu um novo mandamento:

“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.” (Jo 13:34-35)

 

 

Que as nossas pegadas sejam de amor, assim como as do Senhor

“Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se a praticardes.” (Jo 13:17)

 

“Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.” (Jo 13:15) 

 

O Senhor, sendo Deus, humilhou-se a ponto de a si mesmo se esvaziar tornando-se em semelhança humana. ELE não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos (Mt 20:28). A vida do Senhor JESUS CRISTO na terra tem sido demonstração de brandura e humildade. Este é o exemplo que todos os cristãos devem seguir, renunciando ao orgulho, inveja, egoísmo, enfim, tudo que é de natureza pecaminosa que desonra a igreja de Deus. O povo de Deus deve manter a igreja santificada para não ser desonrada e por isso, lavamos os pés rejeitando o que vem do Mal e fazendo a vontade de Deus.

“Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar a nossa vida pelos irmãos.” (1 Jo 3:16)