Picada de serpente

“Então, partiram do monte Hor, pelo caminho do mar Vermelho, a rodear a terra de Edom, porém o povo se tornou impaciente no caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem fastio deste pão vil. Então, o SENHOR mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que mordiam o povo; e morreram muitos do povo de Israel. Veio o povo a Moisés e disse: Havemos pecado, porque temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós as serpentes. Então, Moisés orou pelo povo. Disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá. Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava.” (Nm 21:4-9)

 

Podemos aprender grandes lições até em passagens tão resumidas como esta do Livro de Números. Na linguagem bíblica, com algumas exceções, a serpente é a representação do diabo. Os israelitas que haviam saído do Egito tornaram-se impacientes no caminho e falaram contra o SENHOR, contra Moisés, e contra o pão de Deus. Moisés representa o ministério de Deus, isto é, a igreja, a doutrina, o louvor, as obras etc. O pão que o SENHOR dava é a Palavra de Deus que precisamos diariamente para vivermos.

 

Assim, jamais devemos ficar impacientes no caminho de Deus. Mesmo com 40, 60, 80 anos de caminhada, nunca podemos desistir da fé, porque aquele que fez a promessa, é fiel.

 

No texto acima, vemos que a murmuração, obstinação, rebeldia, inconstância de coração e infidelidade de espírito havia tomado o coração daquele povo que, tornando-se impaciente, falou contra o SENHOR, contra o enviado do SENHOR, Moisés, e finalmente, contra o pão de Deus, chamando-o de coisa vil. Que pecado!

 

É importante percebermos que todas essas atitudes insanas atraem serpentes, que é o diabo e os espíritos maus. Eles aguardam o momento de distração para dar o bote e matar as suas vítimas com os seus venenos:

 

 

Sintomas e efeitos do veneno da serpente

  1. O veneno da serpente pode causar cegueira, assim como a investida do diabo pode causar cegueira espiritual;

  2. As serpentes normalmente atacam os membros superiores e inferiores. O diabo atinge as nossas mãos e os nossos pés para inviabilizar o nosso caminhar na fé impedir a realização de obras com as mãos;

  3. A parte atingida pela mordida da serpente pode ser necrosada se não tratada, assim como a fé atingida pode ser destruída;

  4. A mordida de serpente pode causar insuficiência respiratória, assim como o atingido pelo diabo pode ficar sem o fôlego de vida, que é o Espírito Santo;

  5. Após a picada pode ocorrer paralisia da musculatura, da mesma maneira sensação de cansaço ou de esgotamento leva a perda dos movimentos e de disposição para as obras de Deus;

  6. O veneno afeta o batimento cardíaco – o coração da vítima para de bater por amor a JESUS e Suas obras;

  7. A vítima do veneno da serpente pode perder a vida. O veneno do diabo pode destruir a fé de alguém e levar a perda da vida eterna.

 

 

JESUS CRISTO É O ANTÍDOTO PARA O VENENO DA SERPENTE

“Disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá. Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava.” (Nm 21:8-9) 

 

Compare com:

“E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna” (Jo 3:14)

 

JESUS Cristo é o antídoto para o veneno da serpente. A serpente de bronze que Moisés confeccionou no deserto era prefiguração do Senhor JESUS Cristo. Bastava olhar para a serpente de bronze para que os israelitas pudessem viver. Parece ser esta uma atitude simples, porém, na verdade, o que estava em questão era a fé dos israelitas: se obedeceriam humildemente às Palavras divinas, ou continuariam de coração fechado para o SENHOR, na teimosia oriunda do pecado.

 

Como Deus não providenciou outro meio para a cura dos israelitas, assim também não há outra cura para os pecadores, a não ser que olhe para Cristo. Todo aquele que olha com fé para o Senhor JESUS é curado da morte e do pecado. Aleluia!

“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus […]” (Hb 12:1-2)