Pentecostes

O livro dos Atos dos Apóstolos registra um grande número de judeus e estrangeiros que presenciaram o derramamento do Espírito Santo:

“Quando, pois, se fez ouvir aquela voz, afluiu a multidão, que se possuiu de perplexidade, porquanto cada um os ouvia falar na sua própria língua.” (At 2:6)

 

“E como os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna?” (At 2:8)

 

“Somos partos, medos elamitas e os naturais da Mesopotâmia, Judeia, Capadócia, Ponto e Ásia, da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, nas imediações de Cirene, e romanos que aqui residem, tanto judeus como prosélitos, cretenses e arábios. Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus?” (At 2:9-11)

 

Conheça os locais citados no versículo acima:

 

Partos:

Assim eram chamados os do império Parta. Situado na região nordeste do atual Irã, foi um grande império que se levantou a partir das ruínas da antiga Pérsia:

The remains of the ancient Parthian city of Hatra.

 

Média:

Atualmente, os curdos se declaram descendentes dos medos, e hoje forma a maior etnia sem Estado do mundo (26,3 milhões de pessoas):

erbil aerea

Vista aérea de Erbil, capital de Curdistão iraquiano.

Elamitas:

Os elamitas eram povo de Elam e tinham como capital a cidade de Susã (Dn ). Elam situava-se onde atualmente compreende o sudoeste do Irã. A sua origem está relatada no livro de Gênesis 10:22.

susa

Mesopotâmia:

Conhecida como o berço da civilização, foi a terra de Abrão até ser chamado pelo SENHOR.

mesopotamia
Judeia:

É a região sul de Israel atual.

ISRAEL JORDAN 2010 152

 

Capadócia:

(Kapadokya) não era cidade, mas uma região, e era um lugar sem igual. Localizada na atual Turquia, a antiga Capadócia era um aglomerado de lojas e residências cavadas em rochas e no subsolo em meio a paisagem lunar. Ainda hoje é um dos lugares onde mais se atrai turistas do mundo inteiro. Algumas cavernas foram transformadas em hotéis de luxo.

derinkuyu

Ponto:

(Pontus) Cidade de colonização grega, ficava ao norte da atual Turquia, a beira do Mar Negro. Os gregos chamavam o Mar Negro de Pontus Euxeinos, que significa Mar Hospitaleiro; daí o nome da cidade. Na época dos apóstolos, Ponto era uma província romana. Áquila, cooperador do ministério de Paulo, era judeu nascido em Ponto (At 18:2). Pedro dirigiu a sua primeira epístola aos cristãos em Ponto (1Pe 1:1), entre outros:

download

 

Ásia:

A Ásia mencionada no Novo Testamento é a Ásia Menor, também conhecida pelos gregos como Anatólia (leste).

asia

 

Frígia:

O Apóstolo Paulo esteve na região da Frígia (At 18:23).

frígia

 

Panfília:

(Panphylia) Paulo esteve em Panfília nas suas viagens missionárias (At 14:24).

panfilia

 

Egito:

País muito citado na Bíblia. Foi um país por onde até o nosso Senhor JESUS passou.

egypt

Líbia:

Pouco citada na Bíblia, Líbia fazia parte do Império Romano. Nos tempos modernos, Líbia foi colônia italiana e veio obter a sua independência só em 10 de fevereiro de 1947.

Cyrene, Benghazi

 

Cirene:

Na Primavera Árabe (revolução que teve início em 2010 mundo árabe) muito se ouviu falar sobre a cidade de Bengazi. Cirene é a atual Bengazi , na Líbia – norte da África. Simão, o homem que ajudou o Senhor a levar a cruz era natural de Cirene (Mc 15:21).

cirene

 

Roma:

Em Atos 2, refere-se não somente a cidade de Roma, mas todos os cidadãos do império romano. Na época do Novo Testamento, Israel estava sob o jugo romano.

rome

 

Prosélito:

Era conhecido como prosélito qualquer estrangeiro que viesse a abraçar a fé judaica.

Clique: http://www.bibliaonline.net/dicionario/?acao=pesquisar&procurar=pros%E9lito&exata=on&link=bol&lang=pt-BR

Creta:

Tito foi enviado a Creta para cuidar do rebanho do Senhor. Na Epístola de Paulo a Tito há conselhos de Paulo ao jovem pregador.

crete

 

Arábia:

Nos tempos dos apóstolos, toda península arábica era conhecida como Arábia. Hoje, a península está dividida em vários países, e um deles é a Arábia Saudita. Recentemente, o governo saudita decretou pena capital para qualquer pessoa que portar Bíblia Sagrada no seu território.

Veja: http://portalconservador.com/arabia-saudita-decreta-pena-de-morte-para-quem-carregar-biblia/

arabia