Os verdadeiros filhos de Deus

Sob a luz das Escrituras, os verdadeiros filhos de Deus são os que creem no nome do Senhor JESUS Cristo (Jo 1:11-12). Este privilégio não é alcançado por herança ou por merecimento, mas pela fé. A Bíblia é clara ao afirmar que são filhos de Deus somente os que receberam o Senhor JESUS Cristo, e que creem no Seu nome (Jo 1:11-12)

 

A Bíblia nos ensina que todos são criação de Deus (cf. Cl 1:16), mas que apenas aqueles nascidos de novo são filhos de Deus (Jo 1:12, 11:52; Rm 8:16; 1 Jo 3:1-10).

 

Na Bíblia, os que não são salvos nunca são chamados de filhos de Deus. Em Efésios 2:3, sobre nossas vidas antes de sermos salvos, nos diz o seguinte: “Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.” Ao invés de nascermos como filhos de Deus, nascemos no pecado, o qual nos separa de Deus e nos alinha com Satanás como inimigos de Deus (Tg 4:4; 1 Jo 3:8).

 

JESUS disse:

“Se Deus fosse, de fato, vosso pai, certamente, me havíeis de amar; porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou” (Jo 8:42)

 

Alguns versículos depois, JESUS disse ao fariseus:

“Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos.” (Jo 8:44)

 

O fato de que aqueles que não são salvos não são filhos de Deus também é visto em 1 Jo 3:10:

“Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão.”

 

Tornamo-nos filhos de Deus quando somos salvos, porque somos adotados à família de Deus por meio de JESUS Cristo (Gl 4:5-6; Ef 1:5). Podemos ver isso claramente em versículos como em Romanos 8:14-17:

“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.”

 

Aqueles que são salvos são: “filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus” (Gl 3:26), porque Deus “nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade” (Ef 1:5).

 

Conclusão:

Condições dos verdadeiros filhos de Deus segundo a Bíblia:

  1. Crer no nome do Senhor JESUS (Jo 1:11-12);
  2. Ser guiado pelo Espírito Santo (Rm 8:14);
  3. Padecer com Cristo (Rm 8:17);
  4. Suportar a correção (Hb 12:6-8);
  5. Separação do mundo (2Co 6:17-18).

 

Aleluia, glória a Deus!