Quem morre permanece consciente?

pergunta enviada pelos irmãos

As pessoas que morreram têm ou não consciência? Veja o que diz a Bíblia:

“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento.” (Ec 9:5)

e, ainda:

“Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios.” (Sl 146:4)

 

Não podemos ler trechos isolados da Bíblia e tirar conclusões precipitadas. É sempre necessário observarmos todo o conteúdo das Escrituras. Embora haja versículos como acima que aparentemente afirmam que os mortos não têm memória, existem outros que parecem contradizer estas mensagens, confundindo os menos atenciosos. Por exemplo:

“No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. Então, clamando, disse: […]” (Lc 16:23-24)

 

Com uma leitura mais cuidadosa, observamos que as passagens da Bíblia que dizem que não há conhecimento ou lembrança após a morte estão falando de não haver memória neste mundo, e não de que não há memória deste mundo, indicando que, cedo ou tarde, os que morreram, bem como os seus atos serão esquecidos pelas gerações posteriores. Podemos também observar que há passagens bíblicas falando a respeito do corpo carnal morto, corruptível, inconsciente e finito e, por outro lado, do espírito humano vivo, incorruptível, consciente e eterno. Em outras palavras, você deve observar se o texto em questão está falando do corpo ou do espírito:

 

Corpo

Espírito

Volta ao pó Vai à eternidade
Não lembrará de nada Terá memória
Desce à sepultura Volta a Deus ou vai à perdição eterna
Tem o mesmo destino que o dos animais (Ec 3:19) Volta a Deus que o deu (Ec 12:7)
Mortal Imortal

 

Como você vê acima, a posição bíblica a respeito do destino do espírito é completamente diferente do destino do corpo. Para indicar a consciência do espírito, a Bíblia usa o termo “dormir”, quando se fala da morte:

“Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo.” (Jo 11:11)

 

“Não queremos, porém,  irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem […]” (1Ts 4:13)

 

A Palavra do SENHOR é clara a respeito do fato de que o espírito do crente sobrevive após a morte física (cf. Lc 12:4), e que está conscientemente presente com o Senhor (cf 2Co 5:8) num lugar incomparavelmente melhor (cf. Fp 1:23), onde outros espíritos estão conversando (cf. Mt 17:3) e até mesmo orando (Ap 6:9-10).

 

Por fim, deixarei citado um versículo que não deixará nenhuma dúvida:

“E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” (Lc 23:42-43)