A onipresença é poder de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, um atributo impossível aos homens, mas não a Deus.


Jesus Cristo é onipresente

O Senhor Jesus Cristo é Deus, por isso é ilimitado no tempo e no espaço. Observe as seguintes declarações do Senhor:
 
“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” (Mt 18:20)
 
“[…] Eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28:20)


Esses versículos mostram que Jesus está presente a qualquer momento, e em qualquer parte do mundo, porque Ele é onipresente. Jesus não só declarou a Sua onipresença, mas a cumpriu, como lemos no relato de Marcos:
“E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.” (Mc 16:20)


Quando o brasileiro se despede, costuma dizer: “Vá com Deus”, e ouve como resposta: “Fique com Deus”. Pergunto: Deus vai ou fica?
O nosso Senhor pode ir, mas pode ficar ao mesmo tempo como podemos observar em João 3:13
“Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem [que está no céu]”
 
A versão bíblica JFA Atualizada, assim como a Versão Grega, traz entre colchetes uma observação bastante interessante, como vemos acima. Quem não reconhece Jesus como Deus onipresente, dirá: como pode o Senhor estar falando com Nicodemos aqui na terra e dizer que Ele está lá no céu? Seria como dizer: vá ver se eu estou na esquina.


Curiosamente, outra palavra bastante usada nas despedidas é adeus. Segundo os etimologistas, esta expressão de despedida é encurtamento da frase “a Deus vos recomendo” tal como a expressão “até”, no lugar de “até logo”.
 
“Quanto ao mais, irmãos, adeus! Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz estará convosco.” (2Co 13:11)


Assim, observando as palavras acima, notamos o apóstolo Paulo recomendando os irmãos em Corinto a Deus e aconselhando-os a se esforçar no Caminho, para que o SENHOR esteja com todos eles, porque o Senhor é onipresente.