JESUS tinha dúvidas?

Quando indagado pelos discípulos sobre a Sua vinda, JESUS respondeu:

“Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai” (Mt 24:36)

 

Por que o SENHOR disse não saber o seu dia?

As mesmas palavras de Mt 24:36 também podem ser encontradas em Marcos 13:32, mas não significam que o Senhor JESUS não sabia o dia da sua vinda:

JESUS é Deus (Jo 1:1), e Deus é Onisciente. Não há nada que Deus não saiba, tampouco algo poderá passar despercebido aos olhos do SENHOR (cf. Jo 2:23-25). A mensagem enviada aos colossenses é clara:

“[…] Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.” (Cl 2:2-3)

 

Por outro lado, verificamos na Bíblia, além da declaração em questão (Mt 24:36 e Mc 13:32), expressões como: “Ele crescia em sabedoria” (cf. Lc 2:52 – O menino JESUS no meio dos doutores); ou perguntas como “Onde sepultaste?” (cf. Jo 11:34 – A ressurreição de Lázaro). Ambas indicam que o Senhor não sabia de tudo, por isso, havia necessidade de crescer intelectualmente ou procurar se informar a respeito de alguns fatos.

 

De fato, muitas coisas Ele não sabia naquele momento, pois estava no mundo como homem. O Verbo havia esvaziado a si mesmo, por ocasião da sua encarnação, assumindo a natureza humana, sem, contudo, neutralizar sua divindade e suas prerrogativas. É essa a mensagem de Filipenses 2:5-8: JESUS havia se esvaziado do seu poder e do seu conhecimento para ser o perfeito homem, sem, contudo, deixar de ser Deus. Quando o Senhor ressuscitou, não disse que não sabia o dia da sua vinda; ao contrário, ele disse: 

“[…] Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mt 28:18)

 

Ao distinguirmos a divindade da humanidade do Senhor JESUS, podemos entender perfeitamente que:

  • JESUS como Deus é onisciente. Como possuidor do conhecimento pleno e isento de etapas de crescimento, ELE sabia o tempo de Sua volta.
  • JESUS como homem era limitado em conhecimento, por isso, se fez necessário passar por etapas de aprendizado e não sabia o tempo de Sua volta.

Confira mais:

 

Entendeu? Você acha tudo isto uma loucura? Então veja o que diz a Bíblia em 1ª aos Coríntios:

“Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação” (1Co 1:21)

 

“Mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.” (1Co 1:24)

Amém, Amém!