O Sopro Divino

O termo espírito que é citado mais de duzentas vezes na nossa Bíblia (JFA) é tradução da palavra grega pneuma. Em latim se diz: spiritus. Este termo, muito importante para quem estuda as Escrituras, possui vários significados: aparição, vulto, fantasma, poder, vontade, ânimo, vento, ar, sopro… e neste último vamos nos concentrar:

“Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.” (Gn 2:7)

 

O SENHOR formou o homem do pó da terra. Então, ELE “soprou” nas narinas do homem que, até então, não passava de um boneco de barro. Aqui, podemos observar que no momento da criação do homem, o SENHOR concedeu o Seu Espírito ao homem, o que faz jus à palavra: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gn 2:27). Deus é espírito (Jo 4:24), e espírito não possui um corpo físico. Por isso, seria um tanto equivocado pensar que o homem foi feito à semelhança física do SENHOR.

“O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.” (Jó 33:4)

 

O Senhor Deus fez o homem à Sua semelhança espiritual concedendo o Seu Espírito ao Adão, e este, como já sabemos, perdeu o Espírito do Criador ao pecar e assim, além do bem que o Adão já conhecia, passou a conhecer também o mal – foi o que também aconteceu com o rei Saul em 1Sm 16:14:

“Tendo-se retirado de Saul o Espírito do SENHOR, da parte deste, um espírito maligno o atormentava.”

Veja: http://gloria-aleluia.org.br/a-fe-nao-pode-ser-meramente-emocional/

 

Conferimos em Jo 20:22 que logo que o Senhor JESUS ressuscitou, apareceu aos discípulos, “[…] soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.” Aleluia!

“O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante.” (1Co 15:45)

 

Conclusão

Aprendemos nas Escrituras Sagradas que todos devemos buscar o Espírito Santo. O Senhor Deus, como Criador, concedeu a nós o Seu Espírito, porém com o pecado, o Espírito Santo se retirou do homem. Aquele que crê no Senhor JESUS, recebe o Espírito Santo para com a mente de Cristo poder participar da vida eterna (cf. 1Co 2:16).