Compare – O primeiro versículo é do A.T. que é profecia; o segundo é o seu cumprimento no N.T.:
a) “Este é o dia que o SENHOR fez;
regozijemo-nos e alegremo-nos nele.
Oh! Salva-nos, SENHOR, nós te pedimos;
oh! SENHOR, concede-nos prosperidade!” (Sl 118:24-26)

 

b) “E as multidões, tanto as que o precediam
como as que o seguiam, clamavam:
Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!” (Mt 21:9)

 

Significado de HOSANA:

A palavra hebraica HÔSHA’ seguida de NA significa “salva-nos, te rogamos”.
“E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!” (Mt 21:9)

 

Alguns dos fariseus, indignados, disseram a Jesus para que os repreendesse (Mt 21:15). Por quê?
Os fariseus eram religiosos ortodoxos da época que se dedicavam à leitura e à interpretação das Escrituras. Eles sabiam muito bem que Deus é único (Dt 6:4; Os 13:4) e que não há outro salvador além Dele (Is 43:11; 45:21); por isso, não admitiam que a multidão dissesse assim a respeito de Jesus.

 

Jesus também sabia o significado de HOSANA

O próprio Senhor, porém, não repreendeu os seus discípulos; pelo contrário, para confirmar que Ele mesmo é o Salvador e o Deus Único profetizado no Antigo Testamento, disse:

“[…] Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão.” (Lc 19:40)

HOSANA era uma palavra hebraica usada unicamente para se dirigir a Deus. Muitas pessoas ainda hoje têm dificuldade de perceber esta verdade: Jesus Cristo é o Único Deus. Rejeitando esta verdade, muitos judeus daquela época chegaram ao cúmulo de julgar e condenar a Deus.

Os judeus devem ter pensado: Deus é Espírito e Único; logo, este homem não pode ser Deus. Eles estavam enganados: Jesus é o próprio Deus em forma humana e isto era incompreensível àqueles homens.

“Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há salvador.”  (Is 43:10-11)