O que significa a expressão “sois deuses”? (Sl 82:6)
O que significa a expressão “sois deuses”? (Sl 82:6)

O que significa a expressão “sois deuses”? (Sl 82:6)

“Eu disse: sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo.” (Sl 82:6)

 

Para entender esta expressão, vejamos antes um outro versículo igualmente intrigante:

O SENHOR, nosso Deus é único. Cremos e sabemos que não há outro semelhante a ELE (1 Sm 2:2; 2Sm 7:22 1 Cr 17:20Is 46:9), no entanto, ao enviar Moisés na presença de Faraó, ELE lhe disse:

Vê que te constituí como Deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será teu profeta.” (Êx 7:1)

 

Ora, qualquer leitor assíduo pode perceber que o versículo acima não contradiz de maneira alguma a unicidade divina. Quando o SENHOR disse “Te constituí como Deus”, não quer dizer que Moisés se tornou Deus, e sim um homem com autoridade de julgar, acima da maior autoridade das terras egípcias: o Faraó.

 

Compare com outras traduções:

  • “Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que te tenho posto por deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.” (com “d” minúsculo. – Almeida Corrigida e Revisada Fiel)
  • “O Senhor lhe respondeu: Dou-lhe a minha autoridade perante o faraó, e seu irmão Arão será seu porta-voz.” (Versão Internacional)
  • “And the LORD said unto Moses, See, I have made thee a god to Pharaoh: and Aaron thy brother shall be thy prophet. (com “g” minúsculo. – King James Version)

 

Assim também, a expressão “sois deuses” de Salmos 82:6 não significa que hajam outros deuses verdadeiros reconhecidos pelas Escrituras Sagradas. Basta ler com atenção todo o Salmo:

SALMO 82

Increpadas a injustiça e a parcialidade dos juízes

1. Deus assiste na congregação divina; no meio dos deuses, estabelece o seu julgamento.

2. Até quando julgareis injustamente e tomareis partido pela causa dos ímpios?

3. Fazei justiça ao fraco e ao órfão, procedei retamente para com o aflito e o desamparado.

4. Socorrei o fraco e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios.

5. Eles nada sabem, nem entendem; vagueiam em trevas; vacilam todos os fundamentos da terra.

6. Eu disse: sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo.

7. Todavia, como homens, morrereis e, como qualquer dos príncipes, haveis de sucumbir.

8. Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois a ti compete a herança de todas as nações.

 

Você reparou no título: ” Increpadas a injustiça e a parcialidade dos juízes”?

 

Increpar significa repreender asperamente; censurar. Quem está sendo repreendido em Sl 82?

 

Resposta: Os juízes corruptos de Israel estavam sendo repreendidos. A estes juízes corrompidos que abusavam da autoridade que haviam recebido, e que pensavam ser alguém como Moisés, foram dirigidas estas palavras. Deus é único. E este único SENHOR julga no meio de deuses (juízes) – Sl 82:1

 

Ao abrirmos o Novo Testamento, verificamos que o Senhor JESUS Cristo usou estas palavras para se justificar aos judeus que pensando ter autoridade sobre ELE (ou seja, pensavam ser juízes), estavam a apedrejar o Senhor:

“Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmia, pois, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo. Replicou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa Lei: Eu disse: sois deuses?” (Jo 10:33-34)

 

O Senhor JESUS acabara de declarar que era o Filho de Deus (Jo 10:25-30). Respondendo a esta declaração, os judeus incrédulos acusaram JESUS de blasfêmia, uma vez que Ele alegou ser Deus:

“[…] Pois sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.” (vers. 33)

 

JESUS então citou Salmo 82:6, lembrando os judeus de que a Lei refere-se a homens comuns – embora homens de autoridade e prestígio – como “deuses”. Com isso, o Senhor quis dizer: vocês me acusam de blasfêmia por causa do meu uso do título “Filho de Deus”; mas suas próprias Escrituras utilizam esse mesmo termo para líderes em geral, e as Escrituras não podem falhar. Se aqueles magistrados nomeados divinamente para ocupar uma posição de autoridade podem ser considerados “deuses”, quanto mais deve ser assim considerado o Único a quem foi enviado para salvar o mundo? (versículos 34-36)

 

Conclusão:

É raro a Bíblia chamar homem de deus; mas quando isso ocorre, fica claro que se refere simplesmente à posição ou cargo de grande autoridade daquele indivíduo, e por isso, este deve ser respeitado. Tanto em Jo 10:34 como em Sl 82, nos mostram que mesmo os juízes, em breve terão que prestar contas diante do Grande Juiz.

 

Não se deve pensar que a expressão “sois deuses” é referência à alguma forma de politeísmo, pois o contexto indica claramente que se refere a simples pecadores mortais.